Na tarde de quinta-feira (27), os pescadores da Praia da Pinheira capturaram 2.980 tainhas, cerca de 4.500 quilos, em um lanço considerado pequeno em comparação ao cardume já avistado no mar. “Estamos prevendo mais de 20 mil peixes para amanhã (28), tomara que dê tudo certo para uma boa pescaria”, ressalta o presidente da Colônia de Pescadores da Praia da Pinheira, Salésio Cantalício, pescador com mais de 40 anos de experiência.
As condições do tempo, com temperaturas baixas e o vento sul, contribuíram para o aparecimento do cardume. “Os pescadores estavam ansiosos, porque não tinha sinal de uma quantidade grande de tainhas e a temporada começou no dia primeiro de maio, há quase um mês”, explica o secretário de Pesca de Palhoça, Flávio Martins.
Quatro redes longas foram colocadas na baía da Praia da Pinheira durante o dia esta quinta-feira para preparar a pescaria de amanhã, que prevê captura de 25 a 30 mil tainhas. “É um momento importante para a cultura da nossa cidade, os pescadores são parte da história de Palhoça. Tomara que seja ainda melhor do que o esperado”, afirmou o prefeito Eduardo Freccia.