Desenvolver competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes: esse é o objetivo do curso Transformando Atividade Produtiva em Negócios, realizado por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu.
Dividido em cinco encontros, a atividade ensina as mulheres a elaborarem um diagnóstico da sua capacidade empreendedora, planejamento, custo de produção, indicadores de viabilidade, comercialização e desenvolvimento pessoal.
“Esta é uma oportunidade para que as mulheres coloquem em prática suas ideias e as transformem em realidade. Aqui elas aprendem a colocar na ponta do lápis tudo que pode influenciar no seu negócio, iniciando com o planejamento, passando pela produção, colocando o produto no mercado e tendo com isso um retorno financeiro”, destaca Marinei Balbinete, instrutora do Senar.
Feira das Empreendedoras
No quarto módulo do curso as participantes trabalham a abordagem dos clientes, a demonstração e a comercialização dos produtos. Esta etapa será realizada nesta quinta-feira, 15 de julho, durante a Feira de Artesanato, na Praça Nereu Ramos, bairro Centro. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, das 9h às 16h, as alunas estarão expondo seus produtos e treinando as habilidades desenvolvidas no curso.
Durante o dia haverá também apresentações culturais organizadas pela Secretaria.