Na terça-feira, 3 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação recebeu do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) , por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, kits com materiais de apoio para orientar os alunos da rede pública municipal, quantos aos malefícios causados pelo trabalho infantil.
Os materiais serão encaminhados aos professores e complementam o minicurso oferecido aos docentes no mês de junho. Durante a entrega, realizada ao secretário, Oscar Silva Neto, foram apresentados dois planos de aula simplificados, para o terceiro e o quarto anos, com propostas de atividades utilizando os vídeos e as cartilhas “Conversando sobre Cidadania” e “Trabalho Infantil não é Brinquedo”. Todas as peças foram produzidas pelo Programa.
O kit também conta com o quiz e o jogo de tabuleiro “Brasil Sem Trabalho Infantil”, que foi produzido por servidores e impresso na gráfica do TRT-SC, boa parte com papel destinado à confecção das capas dos extintos processos físicos. As crianças receberão ainda itens específicos para montar, como os cataventos coloridos, que simbolizam o combate ao trabalho infantil.
“Além de aproximar crianças e adolescentes da Justiça do Trabalho, o material busca despertar a ideia de cidadania, contribuindo para a conscientização sobre os prejuízos do trabalho infantil”, afirma Teresa Cotosky, atual vice-presidente do TRT-SC.
A Secretaria também recebeu um mini-kit para sorteio entre os alunos, que é composto por camiseta, estojo de lápis de cor, ecobag pequena, caneta, caderno de desenho e cinco cadernos grandes.
“A Secretaria de Educação de Biguaçu agradece imensamente à parceria e a escolha do TRT-SC pela nossa rede municipal de ensino. O exercício da cidadania nasce na escola e a consciência sobre o mal causado pelo trabalho infantil deve brotar neste espaço democrático de discussão. Como diz o título da Cartilha, Trabalho Infantil não é Brinquedo!”, ressalta o Secretário Oscar.
*Com informações do TRT-SC