A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), deflagrou a Operação “Ratazanas” – que objetiva desbaratar uma quadrilha especializada em roubo de cargas. O prejuízo contabilizado está em torno de R$ 2,6 milhões. O mandados de busca e apreensão foram cumpridos na quarta-feira em Curitiba/PR, Joinville, Biguaçu, Itajaí e Barra Velha. Os nomes dos investigados não foram informados.
Segundo o Delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira, a Polícia Civil identificou um grupo criminoso responsável por furtos de cargas de polímeros de uma empresa sediada em Araquari. Funcionários de uma empresa eram responsáveis por burlar o sistema de expedição de cargas, realizando baixas fictícias para poder retirar cargas de polímeros da empresa. Para as retiradas, o grupo utilizava caminhões da quadrilha. Parte da carga foi recuperada pela DFRC/DEIC na cidade de Barra Velha em uma empresa do ramo de plásticos.
Policiais Civis da DFRC/DEIC identificaram os integrantes do grupo criminoso, bem como individualizaram a conduta dos envolvidos. Com base na investigação policial foram expedidos: 14 Mandados de Prisão; 25 Mandados de Busca e Apreensão nas residências dos investigados e em empresas; Busca e apreensões de veículos; Sequestro de valores de bens dos investigados; Bloqueio de valores em contas bancárias.
A Operação contou com o apoio de policiais civis de São Francisco do Sul, Araquari, Joinville, Itajaí e Barra Velha.
Denúncias e informações relacionadas a roubo de cargas podem ser encaminhadas para o e-mail roubosdecargas-deic@pc.sc.gov.br ou no telefone, bem como pelo aplicativo WhatsApp (48) 98844-0011 da DFRC/DEIC/PCSC, sendo garantido o anonimato.