A Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizou ações de fiscalização no mercado de combustíveis em diversos estados, entre os dias 23 e 28 de agosto. Em Santa Catarina, os fiscais estiveram em dez postos de combustíveis e uma revenda de GLP, nas cidades de Urassanga, Tijucas, Criciúma, Balneário Rincão, Grão Pará, Imbituba e Pescaria Brava.
Na cidade de Tijucas, na Grande Florianópolis, houve uma autuação, acompanhada de interdição de um tanque e dez bicos abastecedores de gasolina comum, por comercializar o combustível com teor de etanol anidro de 16%, quando o especificado na legislação é 27%. Já em Balneário Rincão, um posto foi autuado por não possuir os instrumentos para análise dos combustíveis.
As ações de fiscalização da ANP são planejadas a partir de diversos vetores de inteligência, como denúncias de consumidores, dados do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) da Agência, informações de outros órgãos e da área de Inteligência da ANP, entre outros. Dessa forma, as ações são focadas nas regiões e agentes econômicos com indícios de irregularidades.
As informações são da ANP.