No último dia 29 de agosto, as secretarias de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e de Agricultura, Pesca e Aquicultura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC), lançaram a marca coletiva “Terra de Biguaçu”, que representa a identidade visual do município enquanto destino para o agroturismo e visa evidenciar as singularidades do território e cultura biguaçuenses.
O projeto compreende cerca de 20 propriedades em cinco núcleos territoriais, que são os bairros Alto Biguaçu, Três Riachos, Sorocaba, Fazenda e Tijuquinhas, e tem como objetivo desenvolver o agroturismo, envolvendo toda a cadeia produtiva do município: gastronomia, artesanato, hospedagem e demais nichos voltados ao turismo.
O conceito da marca compreende elementos naturais, culturais e históricos, evidenciam a essencialidade da terra e da água, as pesquisas e descobertas do Padre Raulino Reitz, as ilustrações de Domingos Fossari, a singularidade da bromélia Vriesia Biguassuensis, e valores e atributos territoriais, traduzidos nos adjetivos: receptivo, rústico, bucólico, analógico. O nome terra deriva de São Miguel da Terra Firme e do poema “A Terra” de Iaponam Soares.
De acordo com a consultora do Sebrae-SC, Alessandra Koerich, “para que a marca ganhe vida de fato, é imprescindível que os envolvidos se reconheçam nos elementos visuais e conceituais criados, de forma a se apropriar e espontaneamente a fazer uso. Uma marca é capaz de reforçar o senso de pertença e ativar a economia local”.
O lançamento foi realizado durante a abertura do primeiro Circuito Internacional de Caminhada na Natureza em Biguaçu, evento que faz parte do roteiro de agroturismo, e simboliza a inclusão do município na vitrine do turismo catarinense.
Participaram da apresentação o prefeito, Salmir da Silva, o vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza, os secretários Davi Oliveira e Pedro Nau, o gerente de Turismo, Luiz Gustavo da Silva, o vereador Luan de Souza Pereira, que representou o Poder Legislativo, e o gestor de Turismo do Sebrae-SC, Alan Claumann.