A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando as rematrículas (Editais nº 009/2021 e nº 010/2021) para os estudantes da rede municipal de ensino de São José, pertencentes à educação infantil, ao ensino fundamental, à Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como às instituições filantrópicas parceiras e às escolas profissionais.
Neste ano, a rematrícula para os estudantes regularmente matriculados nas unidades de ensino do município em 2021 será automática – no período de 6 a 20 de outubro -, realizada pelos profissionais das unidades educacionais, exceto para os alunos das escolas profissionais, para as crianças da educação infantil do grupo G VI e para os estudantes dos últimos anos dos anos iniciais das escolas CEM José Nitro, EEF Califórnia e EEF Potecas.
Rematrícula das crianças do G VI da educação infantil e dos estudantes do 5º ano do CEM José Nitro, do 4º ano da EEF Califórnia e do 5º ano da EEF Potecas
No caso das crianças do G VI e dos estudantes dos últimos anos dos anos iniciais dessas três escolas, a rematrícula deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis, já que é necessária a troca da unidade educacional para continuidade dos estudos. O edital dispõe de uma tabela com zoneamento, indicando a unidade que a família pode solicitar a rematrícula.
O período de rematrículas para as crianças do G VI segue o cronograma regular de 6 a 20 de outubro. Já para os alunos do 5º ano do CEM José Nitro, do 4º ano da EEF Califórnia e do 5º ano da EEF Potecas, o período será diferenciado, devendo a rematrícula ser realizada de 18 a 20 de outubro.
Para efetuar a rematrícula dos alunos do G VI e dos estudantes dos últimos anos dos anos iniciais das três escolas mencionadas, os pais ou responsáveis devem:
1) acessar o endereço eletrônico estudante.educarweb.net.br;
2) ler na íntegra e estar de acordo com as regras do respectivo edital;
3) preencher a solicitação de rematrícula.
Após esses procedimentos, os pais ou responsáveis pelas crianças do G VI e estudantes do CEM José Nitro, da EEF Califórnia e da EEF Potecas deverão apresentar na nova unidade educativa, até o dia 22 de outubro, os seguintes documentos:
– certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG) do estudante;
– Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante;
– declaração de atualização vacinal;
– comprovante de residência atualizado;
– documento de identificação (com foto) do pai/mãe ou responsável legal pelo estudante.
Os pais ou responsáveis que não possuírem acesso à internet poderão realizar a rematrícula na unidade educativa em que a criança está matriculada, mediante agendamento e no período especificado.
Transferências internas
Os pais ou responsáveis que necessitarem realizar mudança de unidade de ensino na rede municipal deverão procurar o local desejado no período de 25 a 29 de outubro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, e apresentar o formulário de solicitação de transferência interna (disponível no Anexo 5, do Edital nº 009/2021) preenchido e devidamente assinado.
As solicitações de transferências internas serão atendidas respeitando a capacidade das turmas, a disponibilidade de vagas, o zoneamento e a ordem de inscrição.
Escolas Profissionais
A rematrícula dos cursos profissionalizantes também será realizada no período de 6 a 20 de outubro para os alunos regularmente matriculados no ano de 2021.
Neste período, os alunos devem comparecer à Escola Profissional que frequenta para apresentar os seguintes documentos:
– carteira de identidade (com cópia);
– CPF (com cópia);
– comprovante de residência no município de São José e/ou vínculo empregatício nas proximidades da unidade escolar (contracheque ou carteira profissional) e
– comprovante de vacinação contra Covid-19.
Além disso, deve ser assinado o termo de compromisso sobre as normas escolares da referida unidade escolar.
Os alunos que frequentam os cursos oferecidos nas escolas profissionais terão a garantia de vaga em um curso ofertado, mediante os procedimentos de rematrícula.
A troca de curso é considerada nova matrícula, devendo ser realizada no período de matrícula para novos alunos. Da mesma maneira, aqueles que desejarem se matricular em um segundo curso poderão fazê-lo após o período de rematrícula, desde que haja vaga.