Os produtores rurais de Biguaçu têm motivo para comemorar: já está em operação na área do interior do município uma nova ensiladeira colhedora de forragens. A máquina tem o dobro de capacidade de colheita do antigo equipamento que a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Aquicultura já possuía, representando mais economia de tempo e maiores rendimentos aos agricultores. A nova colhedora foi adquirida com recursos próprios da Prefeitura, no valor de R$ 67 mil.
Na manhã desta segunda-feira (6), o secretário de Agricultura, Pedro Nau, acompanhou as atividades com o equipamento em uma propriedade na região da Limeira, na colheita de milho. Além da nova colhedora, foram utilizados dois tratores da Prefeitura e duas carretas agrícolas, recebidas via Governo do Estado, bem como o trabalho de dois operadores. “Esta nova máquina tem um diferencial, sua plataforma de corte é de área total, ou seja, são um 1,10 m, permitindo colher duas linhas de milho simultaneamente, sendo que a antiga fazia apenas uma linha. Ainda estamos utilizando o antigo equipamento, mas em propriedades menores”, explicou o secretário
Os produtores Emerson Pinheiro Westphal e Manoel Frederico Westphal, que solicitaram o serviço, ficaram satisfeitos com o desempenho da ensiladeira. “Esta máquina é excelente, pica muito bem o milho e é rápida. A Prefeitura está de parabéns, sempre ajudando os colonos”, comentou Emerson.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu, Hérico Westphal, elogiou a nova aquisição de maquinário pela Prefeitura. “A agricultura precisa evoluir, este equipamento é muito bom e gera mais rapidez nos trabalhos”, destacou.
Os produtores rurais que precisarem dos equipamentos da Secretaria de Agricultura, devem solicitar o agendamento pelo (48) 3094-4134 ou pelo Agrozap, pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, no (48) 99148-9204. São disponibilizadas 15 horas/máquina mensais por agricultor.