Por Ricardo Mendonça, Valor — São Paulo – Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (14), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 27 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) em simulação de primeiro turno da eleição presidencial de 2022.
O petista marca 48%, o que lhe garantiria vitória já no primeiro turno, ante 21% para Bolsonaro. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) marcou 6%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 5%. Na sequência estão o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante) empatados com 2%. Outros seis possíveis candidatos somam 2%.
Num segundo cenário de primeiro turno testado pelo Ipec, com um número menor de postulantes, Lula marca 49%; Bolsonaro, 22%; Moro, 8%; Ciro Gomes, 5%; Doria, 3%.
O levantamento foi feito entre os dias 9 e 13 de dezembro. O Ipec, criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios, o que resulta numa margem de erro de 2 pontos.
O Ipec também investigou a avaliação da população em relação ao desempenho do governo Bolsonaro. Trata-se de um trabalho ótimo ou bom para 19%; regular para 25%; ruim ou péssimo para 55%. Em outro capítulo, perguntou aos eleitores se aprova ou desaprova a maneira de governar do presidente. O “aprova” teve 27%; o desaprova, 68%. Outros 4% não souberam responder.
Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor Econômico.