O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou, na quarta-feira (22), o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2021-2022. De acordo com o resultado, 80,1% dos 231 pontos analisados no Litoral catarinense estão aptos para banho. A praia do Balneário São Miguel, em Biguaçu, está própria para mergulhos, segundo o levantamento de dados do IMA. O ponto de coleta de água para análise fica em frente ao aqueduto.
Em Florianópolis, dos 87 pontos, 75 estão em condições de receber banhistas. O monitoramento da balneabilidade do IMA contempla todo o Litoral catarinense e faz parte das ações do Verão + Seguro, lançado pelo Governo do Estado para garantir bem-estar à população durante a temporada.
As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
De novembro a março, o IMA realiza semanalmente a pesquisa da qualidade da água do mar para banho humano e divulga no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros.