O município de São José vem realizando ações de fiscalização de descarte irregular de lixo. A ação feita pela Guarda Municipal em parceria a Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo fiscalizar estes danos no município e conscientizar a população. A denúncia pode ser feita no telefone 33432924 ou pelo 153.
Além de denunciar o ato criminoso, é possível agendar a coleta de materiais volumosos. O contato para solicitar o serviço é o (48) 3112-3344 ou também pelo WhatsApp (47) 99963-5900.
São José possui também dois Ecopontos, localizados na Avenida Beira-Mar e na Praça Adriano de Farias, no bairro Forquilhinha. Os locais recebem resíduos recicláveis como papel, plástico metal e vidro. Os itens devem ser levados limpos e secos. O equipamento é gerenciado pela empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, empresa responsável pela coleta de resíduos no município, e funciona 24h por dia.
O descarte irregular de lixo é crime e está previsto no artigo 54 da Lei 9.605/09, que aplica punições para quem cometer danos ao meio ambiente. O artigo da Lei afirma que o ato pode resultar em reclusão, de um a quatro anos, e multa.