A Polícia Civil Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI/PCSC) de São José, localizou e cumpriu mandado de busca e apreensão de uma criança de quatro anos, que estava sendo procurada pelo pai desde dezembro de 2019.
Após decisão judicial que concedeu a guarda da menina em favor do pai, os tios maternos da criança, naturais de Sapucaia do Sul (RS), fugiram com a criança, inclusive para outros Estados, como Ceará. Devido aos reiterados descumprimentos da decisão judicial de apresentação da menina, ao receber informações de que a criança poderia estar na cidade de São José, o juízo daquela Comarca encaminhou decisão de busca e apreensão.
A Polícia Civil deu cumprimento à ordem judicial e encontrou a menina. Na oportunidade, foi lavrado Termo Circunstanciado em desfavor dos tios, referente ao crime de desobediência à ordem judicial. A criança foi encaminhada aos cuidados do Conselho Tutelar de São José, para efetivação da entrega ao pai, que reside em Campinas (SP).