A Prefeitura Municipal promoveu, na tarde desta terça-feira (153), no auditório da Câmara de Vereadores, uma palestra com o objetivo de apresentar a nova plataforma de gestão de dados que poderá ser implementada em secretarias e órgãos públicos municipais. O encontro foi ministrado por representantes da Betha Sistemas, empresa prestadora de serviços de tecnologia em sistemas de gestão pública, que atua em diversas entidades catarinenses, como prefeituras, autarquias e câmaras de vereadores.
A apresentação foi destinada aos servidores da Câmara, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), e da Prefeitura que atuam nos setores de Administração, Finanças, Contabilidade, Compras, Licitações e Planejamento.
De acordo com os representantes da empresa, o novo sistema, Betha Cloud, tem como premissa modernizar as rotinas, melhorar o trabalho da administração e a gestão de dados de setores e órgãos municipais. Atualmente essa gestão é realizada a partir da versão Betha Desktop, que apresenta limitações como a necessidade de atualizações baixadas e instaladas por um técnico, vulnerabilidades a ataques cibernéticos e a dependência do computador onde o aplicativo está instalado.
Com a mudança, todo esse sistema será em nuvem e poderá ser acessado a partir do navegador de internet, sem necessidade de instalação de programas. Com isso, um servidor público, por exemplo, pode dar prosseguimento a uma rotina de trabalho acessando o sistema de um celular, tablet ou notebook, caso necessário.
A plataforma em nuvem também apresenta vantagens, como maior segurança, rapidez no andamento de processos, agilidade e economia de custos. Muitas tarefas poderão ser realizadas totalmente por meio virtual e com auxílio de assinaturas digitais, eliminando a necessidade de deslocamentos entre secretarias e reduzindo a impressão de folhas impressas em até 80%.
Ainda não há previsão para o início da migração da gestão de dados dos órgãos de Governador Celso Ramos para a nova plataforma. Porém, quando estiver em funcionamento, os servidores com acesso ao sistema passarão por um período de treinamento para operar todas as funcionalidades do novo sistema.