A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), inicia a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos com idade a partir dos 80 anos.
A vacinação em Biguaçu para esse público terá início na segunda-feira (28) e será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que já atendem os idosos, adultos e adolescentes.
Locais e horários
UBS Fundos, Marco Antônio e Prado – segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h
UBS Três Riachos – segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
UBS Sorocaba de Dentro – segunda-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
UBS Sorocaba de Fora – terça-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
UBS Tijuquinhas – quarta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
UBS Cachoeiras – quinta e sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
Os documentos que deverão ser apresentados são documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS (se tiver) e o comprovante de vacinação das doses anteriores.
A indicação da quarta dose para quem tem 80 anos ou mais se deve ao aumento de casos nessa faixa etária, pois há tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados. Estudos têm demonstrado a redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 a partir de três a quatro meses de sua aplicação e de maneira mais pronunciada após cinco meses nos idosos.
Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, os imunizantes que serão utilizados para esse segundo reforço (quarta dose) serão preferencialmente da Pfizer, podendo também serem aplicados da Janssen ou da AstraZeneca.
Famílias de idosos acamados deverão solicitar o atendimento domiciliar para aplicação da vacina na UBS mais próxima da residência ou com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Mais informações sobre a vacinação em Biguaçu, acesse o site da Prefeitura www.bigua.sc.gov.br e clique no botão Covid-19, que fica no menu lateral direito. A nota técnica nº 20/2022 do Ministério da Saúde, que faz a recomendação da quarta dose, também está disponível nessa mesma página.