A Prefeitura de Governador Celso Ramos receberá R$ 400 mil para o Fundo Municipal de Saúde. Os recursos vieram do Ministério da Saúde (MS) por meio de emenda parlamentar, através da Portaria nº 729, de 5 de abril de 2022. Esses valores deverão ser utilizados para custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial.
No município, esse investimento vai contemplar atividades, ações e serviços de Saúde prestados à população. Cabe ressaltar que Governador Celso Ramos conta com 14.606 habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE (2010), e pode ultrapassar os 100 mil na temporada de verão. Essa população é atendida por 11 unidades de Saúde espalhadas pelos bairros do município. A partir desses recursos, a Prefeitura tem por objetivo ampliar os serviços e melhorar a qualidade dos atendimentos de Saúde.
Nova ambulância
O município também ganhará uma nova unidade móvel de atendimento para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). A confirmação da nova ambulância aconteceu a partir da aprovação da proposta que a Prefeitura fez junto ao Ministério da Saúde (MS) para liberação da unidade móvel. O pedido aprovado foi divulgado na terça-feira (5), por meio da comitiva formada por representantes do executivo municipal que esteve em Brasília para tratar de assuntos de interesse do município, como Saúde e Saneamento.
De acordo com o texto da proposta aprovada, o “apoio pré-hospitalar móvel será de fundamental importância para a contribuição direta na diminuição do tempo/resposta e aumentando às chances de sobrevida dos pacientes que serão atendidos pela nova USB/SAMU 192 de Governador Celso Ramos”.
Para fundamentar a solicitação, a Prefeitura Municipal considerou que o município possui uma área territorial de mais de 117 mil quilômetros quadrados, acesso terrestre único, pista simples e percurso sem acostamento e com relevo acidentado, além de 15 bairros espalhados por todo o seu território e uma população de mais de 14 mil habitantes que pode ultrapassar 100 mil habitantes na temporada de verão. Esses fatores contribuem para o aumento do tempo de resposta durante o deslocamento de uma unidade móvel terrestre para a realização de atendimentos, uma vez que ambulâncias precisam vir de cidades como Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos ou Tijucas.
Com a chegada da nova unidade móvel de atendimento para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), os atendimentos do serviço poderão iniciar imediatamente para a população de Governador Celso Ramos e municípios vizinhos. O veículo tem possibilidade ficar sediado em Unidades de Saúde, como a Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), no Bairro Calheiros, e a Unidade Básica de Saúde (UBS), de Palmas, até a construção da futura base do SAMU, no Bairro Palmas, obra que deve iniciar em breve.