A Praia Grande (Caravelas), em Governador Celso Ramos, está mais perto de receber pela sétima vez consecutiva o Certificado Internacional Bandeira Azul. Na quarta-feira (1), em reunião realizada de forma virtual, o júri nacional do Programa Bandeira Azul Brasil aprovou a indicação da praia gancheira e outros 39 locais para avaliação do júri internacional, que acontece em outubro.
Se passar pela etapa de outubro, a Praia Grande receberá a certificação internacional que atesta a qualidade da praia válida para a temporada 2022/2023. A cerimônia de entrega da bandeira está prevista para acontecer em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.
O júri nacional deste ano foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).
Esse grupo avaliou o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo programa para a gestão de praias e marinas. Para se qualificar para o Bandeira Azul, a candidata precisa atender, manter e comprovar anualmente a uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
SÉTIMA VEZ CONSECUTIVA
Se aprovada pelo júri internacional, está será sétima vez consecutiva que a Praia Grande (Caravelas) recebe o selo ambiental. As outras premiações aconteceram nas temporadas 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020, 2019/2020 e 2021/2022.
Texto produzido com informações do Programa Bandeira Azul.