A região metropolitana da capital catarinense ganha um importante reforço na área da saúde com a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral adulto e mais 17 de enfermaria no Hospital Florianópolis. As ampliações respondem à crescente necessidade de leitos de UTI e de enfermaria na região. As novas dependências foram inauguradas pelo governador Carlos Moisés na tarde desta segunda-feira, 13, no bairro Estreito, na Capital.
Com os novos leitos instalados no Hospital Florianópolis, o estado passa a ter 762 unidades, atualmente, ativas de terapia intensiva adulto. A unidade amplia de 10 para 20 leitos geral adulto, ou seja, dobra sua capacidade de internações. Na enfermaria, aumenta de 40 para 57.
A obra é uma parceria entre o Hospital Florianópolis e o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Maria Schmitt (IMAS) – a entidade gestora. O hospital é administrado por Organização Social (OS). Estes leitos serão custeados por meio de aditivo ao contrato principal, no valor de R$ 487.814,25 (acréscimo mensal para 10 leitos UTI) e de R$ 379.082,84 (acréscimo mensal para 17 enfermarias). O repasse permanece durante toda a vigência do contrato.
O chefe do Executivo estadual ressaltou que este é mais um movimento do Estado no sentido de atender e oferecer os melhores serviços à população. Destacou também que a pressão na oferta de leitos acontece não só em Santa Catarina, mas em todo país.
“Reagimos muito bem no enfrentamento da Covid-19, onde quase que triplicamos o número de leitos de UTI, isso nos trouxe a experiência necessária para que, agora, o Governo consiga ampliar a atuação neste momento de nova crise gerada por diversos fatores, mas principalmente pela aproximação dos dias frios e pela falta de fé no programa de imunização”, disse o governador, ao reforçar a necessidade da população comparecer nas salas de vacinas.