A pavimentação de 5 quilômetros da ‘Rota da Cachaça’ – em Luiz Alves – foi inaugurada oficialmente pelo governador Carlos Moisés, na manhã de quarta-feira, em ato na Sociedade Duque de Caxias, com a presença de autoridades e comunidade. O evento ainda foi marcado pela entrega do Título de Cidadão Honorário Luizalvense ao governador, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.
“Além das pessoas que vivem ao longo da rodovia, a pavimentação colabora para o turismo local, para o desenvolvimento de Luiz Alves e contempla aqueles que desbravaram a atividade da produção da cachaça. Para nós é uma alegria chegar nas cidades e fazer entregas efetivas. Isso faz parte do movimento municipalista que significa colocar o dinheiro onde as pessoas vivem. Acreditamos na infraestrutura, seja ela municipal, estadual ou federal. Estamos conectando as regiões, gerando oportunidades para os catarinenses”, disse o governador, ao agradecer pelo título recebido.
O prefeito Marcos Pedro Veber destacou que um novo tempo começa para o município, que é referência na produção de cachaça artesanal e aguardente no Estado com mais de 1 milhão de litros\ano.
“É um grande marco. Vai oferecer mais qualidade de vida para a população e garantir que mais turistas procurem o município, não só pela fama da boa cachaça artesanal, mas também para aproveitar outros atrativos, como o turismo religioso, rural e a compra nas lojas de fábrica têxteis. O governador tem sido um grande parceiro, trabalhando em prol das pequenas cidades com um olhar e sensibilidade nunca vistos anteriormente,” afirmou.
A obra
O trecho de cinco quilômetros pavimentado na Rota da Cachaça passa pelas ruas Vereador Otto Wruck, Fratelli Signorelli, Roberto Rech e a Estrada Geral Ribeirão do Bugre. Com um investimento de R$ 3,3 milhões do Governo do Estado, a obra foi realizada pela prefeitura. A assinatura do convênio ocorreu em 21 de junho de 2021, a ordem de serviço foi entregue em 12 de novembro e as obras iniciaram no dia 3 de dezembro. Menos de um ano depois, o governador voltou a Luiz Alves para participar da inauguração.
“É mais um dia de alegria. O governo Carlos Moisés é um governo realizador. Depois de tanta espera, a obra é finalmente entregue à população. A comunidade aguardava por isso. É um dia histórico para a região”, enfatizou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira.
Turismo
Ao todo, são dez alambiques espalhados por diversas regiões de Luiz Alves, colecionando premiações nacionais e internacionais. Os produtos são comercializados em diversas regiões do país e até mesmo exportados.
Um dos alambiques é da família Wruck, produtora de cachaça em Luiz Alves desde 1938. O patriarca Otto Wruck – que dá nome a uma das ruas asfaltada – passou o negócio para os filhos, que ampliaram a produção e hoje vendem a bebida até para a Alemanha e Paraguai.
O empresário Adolar Wruck, filho do fundador, ressaltou a importância da pavimentação para o desenvolvimento da região. “É um sonho que se concretiza. Não tenho nem palavras para agradecer. Já disse há um ano, no dia da assinatura do convênio, e hoje reforço que é preciso infraestrutura para que os locais possam se desenvolver. Isso é o que recebemos agora. É uma grande conquista para o turismo, empresários e moradores.”
SC-414
Mas as boas notícias na Capital Catarinense da Cachaça não pararam por aí. Foi entregue ainda a ordem administrativa de mobilização para que a empresa selecionada para a pavimentação da SC-414, no trecho entre Luiz Alves e a SC-108, em Blumenau, passando por Massaranduba, possa se organizar para iniciar as obras logo após a assinatura da ordem de serviço, que deve ser expedida em 10 dias.
São 12,79 km de estrada a serem pavimentados. Para isso, estão previstos os serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte corrente, pavimentação, obras de arte especiais, obras de arte complementares, serviços diversos, meio ambiente e contenção. O investimento previsto será de R$ 58,6 milhões.