Da Assessoria – Na terça-feira, dia 14 de junho, foi realizada a cerimônia de posse dos vereadores mirins e parlamentares jovens da Câmara Municipal de Biguaçu, referente ao mandato 2022-2023. O ato solene ocorreu no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no bairro Carandaí, e reuniu autoridades, estudantes e familiares das crianças e adolescentes.
Na oportunidade, a vereadora mirim Flávia Mattos, da Escola de Ensino Básico Professora Emérita Duarte Silva e Souza, no bairro Fundos, falou em nome dos eleitos. Ela destacou a importância da participação de jovens na política, lembrando que eles são um meio de ligação entre as necessidades da população e o Poder Público.
O secretário de Atendimento ao Cidadão da Casa Legislativa, Gustavo Corrêia, destacou o sentimento de orgulho em acompanhar os jovens na caminhada, citando a importância do apoio dos pais no processo. Também agradeceu a parceria da Prefeitura e do presidente do Legislativo Municipal, os quais ele garantiu serem fundamentais para o bom andamento das atividades.
O presidente da Câmara Municipal de Biguaçu, Lucas Rosa Vieira, parabenizou aos eleitos, pela coragem de colocar o nome à disposição e, principalmente, por ajudarem a cidade a trilhar o caminho do desenvolvimento. Ainda destacou aos estudantes que o futuro do município depende dos esforços e da dedicação que colocamos no momento presente.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito, Salmir da Silva; o vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza; o secretário municipal de Educação, Oscar da Silva Neto; o diretor da Escola do Legislativo – Vereador Netinho Borba, Junior Silveira; o procurador-geral da Câmara de Biguaçu, Daniel César da Luz; os vereadores que compõem a 19º Legislatura; os ex-vereadores mirins Bruno Lima da Silva e Wylian Rondinelli Pereira; o presidente da Câmara de Antônio Carlos, Emerson Roberto Schappo; e a presidente da Câmara Mirim de Antônio Carlos, Grazielly Cristóvão de Souza.
Sobre os projetos
O Câmara Mirim e o Parlamento Jovem são projetos educacionais que têm como objetivos aproximar os estudantes do Poder Legislativo e incentivar o interesse pelo exercício da cidadania. Os vereadores mirins têm idades entre 12 e 15 anos e os parlamentares jovens entre 16 e 18 anos. As eleições para composição dos grupos são realizadas nas unidades escolares. A primeira sessão ordinária do grupo está marcada para dia 28 de junho, quando também será definida a composição da Mesa Diretora.
Confira os vereadores mirins e parlamentares jovens eleitos:
– vereadora mirim Alanis Rodrigues Santana, da Escola de Ensino Básico Prefeito Avelino Muller;
– vereadora mirim Andressa Alzira Israel Pereira, da Escola Básica Municipal Professor Manoel Roldão das Neves;
– vereador mirim Diogo Mendes Fernandes, do Colégio Educar;
– vereadora mirim Flávia Mattos, da Escola de Ensino Básico Professora Emérita Duarte Silva e Souza;
– vereador mirim Guilherme Slominski, da Escola de Ensino Básico Municipal Fernando Brugemann Viegas de Amorim;
– vereador mirim Marcello Da Silva Farias, Da Escola De Ensino Básico Municipal Professora Eloísa Maria Prazeres De Faria;
– vereadora mirim Mayara Steinbrenner Mass, da Escola De Ensino Básico Cônego Rodolfo Machado;
– vereadora mirim Mikaela dos Santos Xavier, da Escola Básica Municipal Professora Olga de Andrade Borgonovo;
– vereador mirim Nycolas Eduardo da Silva, da Escola Básica Municipal Professor Donato Alipio de Campos;
– vereador mirim Sélio João Fernandes Neto, do Colégio Super Incentivo;
– vereador mirim Victor José Raitz Siqueira, da Escola de Ensino Básico Professor José Brasilício;
– parlamentar jovem Ana Paula Damazio dos Santos, da Escola de Ensino Básico Professora Emérita Duarte Silva e Souza;
– parlamentar jovem Caliel Zimmermann, da Escola de Ensino Básico Professora Eloísa Maria Prazeres de Faria;
– parlamentar jovem Isabely Pimenta Ventura, do Colégio Educar;
– parlamentar jovem João Vitor de Souza Guimarães, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae);
– parlamentar jovem João Pedro de Souza, do Colégio Super Incentivo.