(Bloomberg) — Pela primeira vez, os Estados Unidos estão fornecendo mais gás natural para a Europa do que a Rússia envia por gasodutos, segundo a Agência Internacional de Energia. A Europa está buscando alternativas como o gás natural liquefeito americano no lugar dos suprimentos russos depois que a Gazprom PJSC reduziu os embarques através do Nord Stream, seu maior gasoduto para a Europa, e cortou os embarques para países que não cumpriram os novos termos de pagamento. A Rússia atendeu a mais de um terço da demanda de gás da União Europeia no ano passado.
“Os recentes cortes acentuados da Rússia nos fluxos de gás natural para a UE significam que este é o primeiro mês na história em que a UE importou mais gás via GNL dos EUA do que via gasoduto da Rússia”, o diretor executivo da AIE Fatih Birol disse em tuíte. “A queda na oferta russa exige esforços para reduzir a demanda da UE em preparação para um inverno difícil.”
O aumento nas importações de GNL dos EUA ocorre à medida que o país aumenta a produção do combustível superrefrigerado após o início das exportações da Costa do Golfo em 2016, transformando o comércio global de energia. Os embarques dos EUA permanecem fortes mesmo após um incêndio na planta Freeport no Texas, que foi fechada para reparos prolongados.
Com a guerra da Rússia na Ucrânia, a UE em março concordou em um adicional de 15 bilhões de metros cúbicos de GNL dos EUA este ano em uma tentativa de substituir o gás russo. Em uma meta ambiciosa, o bloco procurou substituir um terço do gás russo por GNL de várias fontes este ano.
A Rússia envia cerca de 150 bilhões de metros cúbicos de gás para a Europa por meio de gasodutos todos os anos e outros 14 bilhões a 18 bilhões de metros cúbicos de GNL.
Combinado com o GNL russo, que continua chegando à Europa, exceto para o Reino Unido, o país ainda pode ser um fornecedor geral de gás maior para a Europa do que os EUA. Em 2021, a Rússia foi o terceiro maior fornecedor de GNL para a Europa, depois dos EUA e do Catar e à frente da Argélia, de acordo com estatística da BP.