Vereadores da Câmara de Biguaçu se reuniram, na terça-feira (5), com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Na pauta, predominou esclarecimentos a respeito da implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL).
Conforme apresentação realizada pela consultora de desenvolvimento econômico da Facisc, Mariane Bergmann Canadas, “o programa tem por objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos munícipes”.
Mariane explicou que o programa já existe em sete estados brasileiros, em 49 municípios, sendo que 30 deles são em Santa Catarina. São aproximadamente 175 câmaras técnicas, compostas por especialistas, que transformam ideias em projetos e elaboram pareceres para debater temas específicos, a exemplo de ameaças, fraquezas, potencialidades, entre outros.
Participação do Legislativo
A consultora adiantou que o programa tem início, mas não tem fim, e que ele é divido em três partes, sendo que a primeira é de estudo e análise (fase atual em Biguaçu), a segunda é a instalação de infraestrutura e a terceira é de gerenciamento da estrutura. “Nós podemos encerrar uma câmara técnica, por exemplo, mas sempre haverá outros assuntos para serem debatidos”, esclareceu, lembrando que o prazo para implantação do programa na cidade é de 12 meses.
Mariane ainda garantiu aos vereadores que “o conselho, órgão deliberativo que estabelece as diretrizes e gere o fundo de desenvolvimento, será formado por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, sociedade civil organizada e forças produtivas”. Por sua vez, o agente de articulação do DEL em Biguaçu, que é diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Azevedo, destacou o salto que o programa representará na cidade.
Participaram da reunião no plenário da Câmara os vereadores Claudemir Aires, Ednei Muller Coelho, Fernando Duarte, Lucas Rosa Vieira, Sandro Andrade e Wiler Faria. Ainda o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Leal; a secretária de Administração da Casa, Patrícia Amaral Rodrigues; o assessor do vereador Israel Gaspar, André Luiz de Souza; além de servidores da Casa Legislativa.