A I Feira de Matemática de Biguaçu trouxe uma nova perspectiva sobre a disciplina, tornando mais acessível e dinâmico o contato com os números e com as formas de aplicar e ensinar uma das ciências exatas mais presentes no cotidiano do público. A mostra realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, nesta sexta-feira (8), contou com exposição de trabalhos, apresentação cultural e premiação dos “Destaques em Matemática”.
Os projetos selecionados para receber certificados e brindes passaram pela avaliação de uma comissão julgadora ordenada pela Secretaria e competiram nas categorias Educação Especial, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Professor.
Os participantes puderam optar por uma das seguintes modalidades: Materiais e/ou Jogos Didáticos, Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com Outras Disciplinas e Matemática Pura.
Conheça as escolhidas entre as 40 produções apresentadas na feira:
CEIM Dona Dorvalina- Projeto Quantificando com a Dona Pintinha
CEIM Maria de Lourdes Galliani- Projeto Identificando Possibilidades Pedagógicas: Apresentando a Matemática através da Literatura
CEIM Dona Paulina– Projeto Mundo Animal: Uma Forma Divertida e Sustentável de Trabalhar Conceitos Matemáticos na Educação Infantil
EBM Fernando B. Viegas de Amorim- Projeto Vivências e Experiências na Matemática
CEIM Algodão Doce- Projeto Robossoma
EBM Ruth Faria dos Reis– Projeto Geometria do Planeta
EBM Donato Alípio de Campos– Projeto Vazão de Água do Córrego do Donato: Cálculos e Projeções
EBM Manoel Roldão das Neves– Descomplicando o Aprendizado de Coordenadas Geográficas
Os oito trabalhos premiados representarão o município na VIII Feira Regional de Matemática. O evento ocorrerá de forma virtual entre os dias 16 a 23 de agosto de 2022.
O secretário de Educação, Prof. Dr. Oscar Silva Neto, destacou a realização da primeira feira em Biguaçu. “As feiras de Matemática ocorrem há quase 40 anos e pela primeira vez estamos lançando no município e tenho certeza que o evento vai crescer, fomentando o movimento de desenvolver a educação científica e tecnológica e levarmos nossos alunos para eventos regionais, nacionais e quem sabe até internacionais”.
Por sua vez, o prefeito Salmir da Silva agradeceu o empenho do secretário Oscar e profissionais da Secretaria de Educação pela organização da feira municipal. “Ficamos muito felizes com a realização deste evento, voltado para o incentivo e estudo da Matemática. Temos certeza que estamos no caminho certo na Educação de nosso município”, finalizou.
Também estiveram na abertura da mostra e prestigiaram os estandes o presidente da Câmara Municipal, Lucas Rosa Vieira, o vereador Wiler Faria, o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Oliveira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Leal.