ND+ – A rede pública de saúde de Florianópolis está com 14 medicamentos em falta. De acordo com a prefeitura, profissionais precisam substituir medicamentos para burlar a escassez. A Secretaria Municipal de Saúde explica que dos “230 tipos de medicamentos que são utilizados na rede municipal de saúde, apenas 14 estão em falta”. Apesar da afirmação, estão em falta medicamentos como dipirona e paracetamol.
Como solução, a pasta diz que fez compras emergenciais, algumas com sucesso, outras não. A SMS também está finalizando um novo processo de compras com o objetivo de aumentar o número de fornecedores para repor os medicamentos em falta. Para alguns remédios em falta, a prefeitura explica que estão sendo oferecidos aos pacientes medicamentos similares, que estão à disposição nas farmácias da SMS.
Segundo a SMS, este é o caso do Omeprazol, por exemplo, que pode ser substituído por medicamentos para acidez gástrica. Analgésicos, como os derivados de dipirona e a hioscina também estão em falta. Nesses casos, eles também são substituídos por outros, que estão em estoque.
Profissionais precisam substituir medicação
Devido à falta dos medicamentos, os médicos do Centro de Saúde, na hora da consulta, fazem receita com os medicamentos substitutos. Segundo a prefeitura, os profissionais têm em mãos a relação dos remédios que estão em falta.
No caso dos pacientes, a orientação é que os que têm uma lista mais antiga precisam marcar uma nova consulta para que o médico possa prescrever outros medicamentos.
A Secretaria diz também que segue no aguardo dos adesivos de nicotina, usados por pacientes que querem parar de fumar. Eles são fornecidos pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e não há previsão de envio.
Lista dos medicamentos em falta
De acordo com a última lista de medicamentos em falta atualizados na última sexta-feira (8), 15 medicamentos estavam em falta. Agora a Prefeitura diz ter retirado um medicamento desta lista.
- ADESIVO DE NICOTINA 14 MG
- AZITROMICINA 40 MG/ML Suspensão Oral
- CARBONATO DE CÁLCIO 500 MG + COLECALCIFEROL 200 UI
- COLAGENASE 1,2U
- DEXAMETASONA 0,1 MG/ML SOL OFTÁLMICA
- DICLOFENACO SODICO 25 MG/ML
- DIMENIDRINATO 50 MG + PIRIDOXINA 10 MG
- DIPIRONA 500 MG COMPRIMIDO
- ESTROGÊNIOS CONJUGADOS 0,3 MG
- HIOSCINA 20 MG/ML INJETÁVEL
- NITROFURANTOINA 100 MG
- ÓLEO MINERAL Solução Oral
- OMEPRAZOL 20 MG
- PARACETAMOL GOTAS
- SULFADIAZINA 500 MG.
A Secretaria de Saúde de Florianópolis explicou que uma nova lista atualizada somente será enviada na próxima sexta-feira (15).