A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram classificadas entre as 100 melhores no Latin American University Ranking, levantamento de instituições de ensino superior da América Latina e Caribe feito pela organização internacional Times Higher Education (THE) e divulgado esta semana.
A UFSC está na 6ª posição da lista. No topo do ranking está a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguido da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto de Tecnologia de Monterrey, no México. A Udesc se posiciona na 83ª colocação.
O estudo faz sua análise com base em 13 indicadores, distribuídos em cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e perspectiva internacional.
De acordo com a THE, são rigorosos indicadores de desempenho que sustentam o ranking universitário mundial, mas as ponderações foram recalibradas para refletir as características das universidades da América Latina.
O ranking de 2022 inclui 197 instituições em 13 países, contra 177 instituições no ano passado. A Pontifícia Universidade Católica do Chile é a número um pelo quarto ano consecutivo.