O ex-presidente Lula (PT) lidera com folga a disputa pela Presidência da República a menos de dois meses da eleição e pode vencer ainda no 1º turno. É o que mostra pesquisa realizada pelo Ipec, divulgada nesta segunda-feira (15). Segundo o levantamento, o petista tem 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32%. Na sequência estão: Ciro Gomes (PDT), 6%; Simone Tebet (MDB) 2%, e Vera Lúcia (PSTU), 1%. Os outros candidatos não pontuaram. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
A chance de Lula ganhar o pleito no 1º turno ocorre devido ao fato de os outros candidatos somados (Bolsonaro, 32%; Ciro, 6%; Tebet, 2%; e Vera Lúcia, 1%) totalizarem 41%, total abaixo dos 44% de Lula. Com isso, excluindo os votos em branco e nulos, o petista teria mais da metade dos votos válidos, sendo eleito já no dia 2 de outubro.
O Ipec ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isso significa se um mesmo levantamento fosse realizado nas mesmas condições, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem máxima de erro.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.