O ex-presidente Lula mantém a liderança na corrida para o Palácio do Planalto com 45% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto FSB contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada na manhã desta segunda-feira (22). O presidente Jair Bolsonaro aparece com 36%, seguido do ex-ministro Ciro Gomes (6%), da senadora Simone Tebet (3%), e dos demais candidatos somados (2%).
A pesquisa da FSB/BTG foi registrada na Justiça Eleitoral e entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
2° Turno
Ainda assim, nas projeções para o segundo turno das Eleições 2022, em um cenário de Lula contra Bolsonaro, o ex-presidente venceria com 52% dos votos. Já o atual mandatário acumularia 39%.
A pesquisa também avaliou em quem votariam os eleitores que, no primeiro turno, declararam voto a outros candidatos nas Eleições 2022. A base de eleitores de Ciro Gomes (PDT) é quem mais daria votos para Lula, pois 55% dos seus eleitores votariam no petista. Simone Tebet (MDB) teria 44% do seu eleitorado migrando para o voto no ex-presidente.