Crianças, idosos, adultos e até mesmo pets de diversas regiões estiveram reunidos no último domingo (21), movidos pela vontade de desbravar as belezas e espaços surpreendentes presentes no interior do município. O 2º Circuito Internacional de Caminhada na Natureza em Biguaçu superou a expectativa da organização e trouxe mais de 300 pessoas para o bairro Sorocaba de Dentro.
Um dos destaques dessa edição foi a grande adesão de biguaçuenses, que ainda não conheciam as potencialidades turísticas locais. Os moradores da cidade representaram cerca de 55% dos caminhantes, seguidos por visitantes dos municípios de Florianópolis e São José que somaram 26% dos credenciamentos.
O gerente municipal de Turismo, Luiz Gustavo da Silva, explica que a forte presença da população do município simboliza a conquista de um dos objetivos do evento. “Desde que começamos a desenvolver o projeto do Circuito, percebemos que muitas pessoas não conheciam um pedaço tão significativo da sua própria cidade. Por isso, uma das nossas metas é fomentar o senso de pertencimento e o sentimento de orgulho com relação a um dos nossos maiores patrimônios, que merece e deve ser valorizado”, finalizou.
Também foram registradas inscrições de participantes das cidades de Balneário Camboriú, Abdon Batista, Itapema, Itajaí, Indaial, Ilhota, Guabiruba, Blumenau e de Curitiba, no estado do Paraná.
Outra marca do Circuito Sorocaba foi o empenho das equipes das Secretarias de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e Agricultura, Pesca e Aquicultura em familiarizar e ambientar os caminhantes com elementos como placas de orientação com linguagem descomplicada, oferta de comidas tradicionalmente consumidas na região, feira de produtos artesanais e apresentações musicais com identificação com a cultura local.
Segundo o presidente da ONG Anda Brasil, uma das parceiras na elaboração da Caminhada, Rafael Freitag, “neste ano superamos a expectativa de público, a feira teve mais expositores, a alimentação e apresentações culturais foram preparadas com muito cuidado, tudo isso demonstra que estamos no caminho certo. Os caminhantes buscam esse carinho e se sentem à vontade para retornar. Assim, temos certeza de que as próximas edições serão um sucesso ainda maior”.
O roteiro teve além de pontos de apoio estrategicamente posicionados e com equipes para o pronto atendimento no oferecimento de informações, água, frutas e auxílio, contou com rotas alternativas pelo Canto do Morango, Mirante da Trilha, Sítio Park Águas do Amâncio, Sítio Paraíso e a Cachoeira do Amâncio.
As propriedades rurais que fizeram parte do roteiro integram a marca coletiva de agroturismo “Terra de Biguaçu”, criada em parceria com o Sebrae Santa Catarina e apresentada na 1ª Caminhada na Natureza em Biguaçu, realizada em 2021.
Entre as autoridades que marcaram presença na atividade, estiveram o prefeito Salmir da Silva, os secretários municipais Davi Oliveira, Pedro Nau, Bruno Célio da Silva e Marcelo Conrat e os vereadores Douglas Fernandes de Souza e Israel Gaspar.
Depoimentos de caminhantes
Alfredo Nogueira Ferreira, Florianópolis – “Essa é a minha segunda participação. Retornei, pois gostei muito da primeira edição, o cenário me encantou. Entre esses arvoredos, o ar é muito puro. Dessa vez, trouxe comigo o meu neto para apreciar todas essas belezas. Estamos muito encantados e felizes”.
Cristiane Litz, Blumenau – “A cidade é muito bonita! Já estive em outras caminhadas e essa realmente me impressionou. Agora tenho a intenção de conhecer além do interior, outros pontos de Biguaçu”.
Luiz Henrique Sandes de Carvalho, Biguaçu – “Eu e minha namorada já praticamos caminhada e trilhas há muito tempo, por isso, minha mãe nos indicou esse Circuito. Meu maior interesse em participar era conhecer melhor o nosso interior. Gostei muito da estrutura, da recepção e com certeza voltaria.”
Solidariedade
Os donativos arrecadados para pessoas em situação de vulnerabilidade no município também fizeram do 2º Circuito Internacional de Caminhada na Natureza um evento especial. No total, os caminhantes doaram 45 quilos de alimentos e 42 litros de leite.