A Câmara de Biguaçu realizou, na terça-feira, dia 23 de agosto, a cerimônia de lançamento da Campanha Socioambiental de Arrecadação de Lacres de Alumínio, Tampas de Plástico e Óleo de Cozinha Usado. A iniciativa é promovida pela Casa Legislativa, por meio da Secretaria de Atendimento ao Cidadão; pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal do Meio Ambiente; pelo Rotary Club e pela empresa GW Brasil.
A comunidade já pode começar a separar os itens em casa, comércio ou escola! Para participar, basta armazenar os insumos e levar até um posto de coleta até o dia 5 de novembro, são escolas públicas e particulares do município, bem como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (confira a lista ao final da matéria). Os lacres, tampas e o óleo devem ser armazenados em garrafas de plástico transparente, sem rótulos.
O secretário de Atendimento ao Cidadão, Gustavo Corrêia, explicou que a escola que mais arrecadar em cada categoria (lacres, tampas e óleo) receberá uma placa como destaque. Já para os três primeiros alunos que mais arrecadarem em cada modalidade, indiferente da escola que estes representarem, a premiação ainda está em avaliação, mas não deve ser inferior ao montante de R$ 2 mil reais em cada categoria. A apuração será realizada na cerimônia de encerramento, no dia 11/11.
Uso da palavra
O presidente da Câmara, Lucas Rosa Vieira, parabenizou servidores, em especial a equipe da Secretaria de Atendimento ao Cidadão, e ainda agradeceu a parceria de todos os envolvidos. “Quando a gente se une, nós aumentamos a capacidade de arrecadar, de alcançar o resultado esperado e dar um retorno positivo para a sociedade”, avaliou Lucas, que aproveitou a oportunidade para lembrar sobre o projeto Câmara Digital, que vem contribuindo para com a redução de papel na Casa.
O presidente do Rotary Club de Biguaçu, Silvio César Dutra, falou sobre a destinação dos lacres e tampas. “Nós vendemos e transformamos em dinheiro, que é revertido em cadeiras de rodas. Atualmente, nós temos 600 cadeiras emprestadas na comunidade”. Já o representante da GW Brasil, José Carlos Rodrigues, destacou a questão ambiental. “Cada 1 litro de óleo polui 20 mil litros de água. Por meio dessa campanha, nós vamos destinar esse óleo no lugar correto, produzindo biodiesel”, alertou José.
O vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza, destacou o benefício social. “Como é importante haver uma alternativa para que pessoas que não tenham condições possam receber o empréstimo das cadeiras de rodas, para serem utilizadas num momento de fragilidade”. Já o prefeito, Salmir da Silva, avaliou o cenário ambiental. “Vamos eliminar de nossas redes fluviais uma quantidade significativa de óleo, reduzindo também o trabalho de substituição de tubulações e mostrando que existem meios de se obter resultado financeiro do que é descartado”.
O secretário municipal da Educação, Oscar Silva Neto, ainda anunciou uma novidade. “Nós recebemos do Governo do Estado uma transferência especial de R$ 100 mil para comprar tonéis e funis ecológicos. Em breve, todos os alunos do ensino fundamental receberão um funil para levar para casa. A família poderá acoplar o equipamento na garrafa pet, o que deve contribuir para com o armazenamento e depósito do óleo de cozinha usado”. Estiveram presentes ainda na cerimônia os vereadores Claudemir Aires, Fernando Duarte, João Luiz Luz, Laudemir Clovis Pastorello e Wiler Faria. Também servidores da rede de ensino municipal, da Casa Legislativa e da Prefeitura; e voluntários do Rotary Club de Biguaçu.
Escolas confirmadas:
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae);
- CEIM Candido João de Aquino;
- CEIM Dona Paulina;
- CEIM Jardim Janaína;
- CEIM Lar Feliz;
- CEIM Lindóia Maria Souza de Faria;
- CEIM Professora Páscoa Regis Mendes
- CEIM Recanto Feliz;
- CEIM São Tomaz de Aquino;
- Colégio Educar;
- Colégio Incentivo;
- Escola Básica Municipal Professor Donato Alipio de Campos;
- Escola Básica Municipal Professor Manoel Roldão das Neves;
- Escola Básica Municipal Professora Olga de Andrade Borgonovo;
- Escola de Ensino Básico Cônego Rodolfo Machado;
- Escola de Ensino Básico Prefeito Avelino Muller;
- Escola de Ensino Básico Professor José Brasilício;
- Escola de Ensino Básico Professora Emérita Duarte Silva e Souza;
- Escola de Ensino Básico Municipal Fernando Brugemann Viegas de Amorim;
- Escola de Ensino Básico Municipal Professora Eloísa Maria Prazeres de Faria;
- Escola de Ensino Fundamental Areias de Cima;
- GEM Professora Celina Dias da Cunha.