A Prefeitura de São José, em parceria com o Consulado, ajudou os imigrantes haitianos a regularizarem a documentação no Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI) semana passada. A parceria teve objetivo de desburocratizar a vida dos imigrantes, que até então tinham que se deslocar até a Comissão Consular em Brasília. Ao todo, foram regularizadas as documentações de 704 imigrantes haitianos da região.
Além da regularização, também foram emitidas as carteiras de identidade, certidão de nascimento, passaporte, certidões consulares, procuração e organizações de casamento. A regularidade da documentação dos imigrantes é imprescindível para trabalhar, estudar etc. A iniciativa da parceria surgiu pelo fato muitos haitianos residindo em São José. Segundo dados levantados pelo CadÚnico, no primeiro semestre eram 323 haitianos vivendo no Município.
Diante dos resultados positivos da ação, o Centro de Apoio e Atendimento ao Imigrante homenageou a Secretaria de Assistência Social (SAS), nesta segunda-feira (29) pelos serviços prestados, fortalecendo os vínculos entre o consulado, a gestão municipal e os haitianos.