Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão aplicando a vacina contra a Poliomielite em todos os Centros de Ensino Infantil (CEIs) públicos e privados de São José. O objetivo da ação da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a cobertura vacinal e atingir 95% das crianças com até 5 anos que podem receber a dose do imunizante contra a paralisia infantil.
Até a próxima sexta-feira, os pais poderão autorizar os filhos a receberem a gotinha contra a paralisia infantil assinando o termo enviado na agenda das crianças. A Secretaria de Saúde reforça, ainda, que as famílias que permitirem a aplicação da vacina devem encaminhar também a carteira de vacinação dos filhos para registro da aplicação da dose.
Durante a primeira edição da Bienal do Livro de São José também será disponibilizada a vacina contra a paralisia infantil. Durante os dias 7 e 11 de setembro, das 10h às 19h, as crianças com até 5 anos acompanhadas do familiar responsável e com a caderneta de vacinação em mãos poderão receber a vacina da pólio.
As imunizações aplicadas nos CEIs ocorrem por meio do Programa Saúde na Escola. O objetivo do programa é promover a saúde e prevenção de doenças com ações em 30 escolas de São José. Dentre as ações desenvolvidas estão imunização, prevenção de IST, prevenção do uso de drogas, prevenção de doenças endêmicas, cultura da paz, saúde visual, auditiva e combate a obesidade infantil.
O vírus
A Poliomielite só pode ser prevenida com a vacinação e as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. A pólio é uma doença contagiosa causada por um vírus, que atinge crianças e adultos e pode resultar na paralisia nos membros inferiores.
A imunização é feita com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.