Da Assessoria – Antônio Carlos foi uma das 12 cidades catarinenses a aderir ao programa internacional Ao Redor da Iberoamérica, promovido pela Veolia, juntamente com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A parceria foi proporcionada ao Município, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que reuniu autoridades, educadores e alunos nesta segunda-feira (29/08), para o lançamento do programa.
O Ao Redor da Iberoamérica é destinado a estudantes com idades entre 10 e 11 anos, que até o mês de outubro realizarão atividades didáticas, recreativas e criativas em sala de aula. O programa, que tem 10 anos, traz nesta edição, como tema, “A urgência de cuidar da água”, cujo objetivo é aumentar a conscientização das crianças sobre a proteção e reutilização da água.
A iniciativa é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia atua: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. Em Antônio Carlos, participaram do programa 54 alunos da Escola Municipal Dom Afonso Niehues, que fazem parte dos quase 7.000 alunos que representarão o Brasil. No lançamento, tanto alunos quanto professores receberam cartilhas educativas, que além de abordar o tema sugere atividades recreativas e didáticas.
Para Raphael Callou, diretor e chefe da Representação da OEI no Brasil, a ação conjunta com a Veolia é de suma importância para o país e o mundo. “O Brasil vem registrando vários episódios de escassez hídrica neste início de século. Segundo estudos da OEI, essa crise está relacionada ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, mas, sobretudo, em uma mudança de percepção sobre o uso consciente da água. A iniciativa da Veolia, em parceria com a OEI, é fundamental para promover no Brasil uma educação cidadã nas escolas”, afirmou.
A professora Elisângela Decker, que coordena o projeto, falou aos alunos sobre a relevância do tema desta edição do programa. “O nosso planeta é o planeta água, então é importante que as crianças do nosso planeta estejam integradas em defender esse bem maior. E na sala de aula a gente busca formar cidadãos críticos, participativos, colaborativos e responsáveis, fazendo com que todos nós tenhamos qualidade de vida”, observou.
O prefeito, Geraldo Pauli, fez questão de participar do evento e incentivar as crianças a participarem da iniciativa. “Esse projeto da Veolia não proporciona somente um prêmio ao aluno campeão, mas conhecimento às crianças que participam. Precisamos da água para ter qualidade de vida, beber e preparar os alimentos. Temos a obrigação de cuidar bem desse recurso, pois precisamos dela para viver”, destacou. O evento ainda foi prestigiado pela secretária de Educação de Antônio Carlos, Lidiane Ventura Fraga.
Sobre o programa
Até o mês de outubro, as crianças realizarão atividades didáticas, recreativas e criativas em sala de aula. Ao final do período, participarão de um concurso cultural. Para isso, elas deverão elaborar um projeto que contribua para a economia e os cuidados com a água, aplicando o conhecimento das diferentes ações vistas em sala de aula. O estudante deverá gravar um vídeo de 3 a 5 minutos, apresentando o projeto e descrevendo seus benefícios para o meio ambiente.
Cada escola selecionará os três melhores vídeos e enviará para a Secretaria Municipal de Educação, que os encaminhará para a Veolia Brasil. Um comitê especial da empresa e da OEI selecionará os três melhores vídeos do Brasil para serem votados nas redes sociais do programa. O vencedor nacional será premiado com um Kit Digital, contendo computador, impressora e internet por um ano, além de uma bolsa de estudos para um curso de sua escolha.
A melhor escola também será premiada pela Veolia com um Kit Digital composto por três computadores e uma impressora. Além disso, ao final do concurso, todos os estudantes participantes serão contemplados com brindes da empresa.