O Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul em Governador Celso Ramos realizou, na tarde desta segunda-feira (5), a última reunião bimestral antes da divulgação do resultado final pelo Juri Internacional da certificação, que acontecerá em outubro.
A reunião foi realizada na Sede da Secretaria de Turismo, no Mirante do Bairro Calheiros. Os membros discutiram pautas relacionadas à manutenção da certificação na Praia Grande (Caravelas) para a temporada 2022/2023 e 2023/2024, como atualização da sinalização, segurança na praia, coleta seletiva, melhorias estruturais nos acessos à praia, ações de fiscalização e de educação ambiental.
O comitê local é formado por representantes das secretarias de Turismo e Eventos e Comunicação e Mídias Sociais, da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O grupo fica encarregado por garantir o cumprimento de todos os critérios para que a praia obtenha a Certificação Internacional Bandeira Azul anualmente.
No dia 1º de junho deste ano, a Praia Grande (Caravelas) passou pelo Júri Nacional do Bandeira Azul, que aprovou sua indicação, juntamente com outros 39 locais, para avaliação do Júri Internacional. Se passar pela etapa de outubro, a Praia Grande receberá o selo que atesta a qualidade da praia, com reconhecimento no exterior, pela sétima vez consecutiva.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, com a aprovação internacional as cerimônias de entrega da bandeira e hasteamento estão previstas para novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul. O veraneio em Governador Celso Ramos será entre 1º de novembro de 2022 e 31 de abril de 2023.
Participaram da reunião desta segunda-feira (05/09) o secretário de Turismo e Eventos, Valmor Antônio Kair Filho, o gerente de Turismo e Eventos, Carlos Cesar Costa, a assessora de Gabinete da Presidência da FAMGOV, Kamilla Cristina Freitas Matos, a diretora da EMMA, Luciara Azevedo, o comandante do Corpo de Bombeiros de Gov. Celso Ramos, o sargento Marco Aurélio Silveira, e o comandante do Agrupamento da Polícia Militar de Gov. Celso Ramos, o sargento Alexsandro Silveira.