O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) do Anhatomirim realizou, na terça-feira (13), na Sede da Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (EMMA), no Bairro Costeira da Armação, mais uma reunião para discutir e deliberar temas relacionados ao plano de manejo da área de preservação de 4.436,59 hectares localizada no território de Governador Celso Ramos.
Na pauta, o conselho trouxe à discussão pautas como o projeto para resolver o problema dos pinus, situação dos trapiches, nova cartilha do plano de manejo, ranchos de pesca, cultivo de algas, fiscalização e outros assuntos. Depois do diálogo sobre os tópicos, aconteceram encaminhamentos para o próximo encontro, que deve acontecer na primeira quinzena de dezembro de 2022.
O conselho Gestor da APA do Anhatomirim é formado por representantes de entidades governamentais, de entidades públicas municipais, de moradores e de pescadores artesanais do entorno da área.
Na reunião de segunda estiveram presentes os representantes das seguintes entidades: Associação Náutica Brasileira ACATMAR, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) em Gov. Celso Ramos, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), Superintendência do Patrimônio da União (SPU/SC), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), EMMA, secretarias municipais de Receita e de Comunicação, Marques Ambiental & Arquitetura, Portal da Polícia Militar Ambiental (PMSC), Associação de Moradores da Armação da Piedade, Colônia de Pescadores do município de Biguaçu, maricultores e moradores representantes dos bairros Areias de Baixo, Costeira da Armação, Caieira do Norte e Armação da Piedade.
APA
A APA do Anhatomirim foi criada por meio do Decreto nº 528, de 20 de maio de 1992, e visa proteger espécies ameaçadas, como Golfinho-cinza – Sotalia guianensis, Baleia-franca-austral – Eubalaena australis, Tartaruga-cabeçuda – Caretta caretta, Tartaruga-verde – Chelonia mydas, Maria-da-restinga – Phylloscartes kronei e Toninha – Pontoporia blainvillei, além da pesca artesanal na região.