A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal, divulgou, nesta segunda-feira (26), o balanço parcial da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil) no município.
Os dados são extraídos da plataforma DATASUS, do Ministério da Saúde, e contabilizam informações do período de 8 de agosto, início da vacinação, até 26 de setembro.
Em Governador Celso Ramos, as intensas mobilizações para incentivar os pais a levar seus filhos às salas de vacina surtiram efeito. Até o momento, 398 doses do imunizante contra a doença foram aplicadas em crianças menores de quatro anos de idade em Gov. Celso Ramos – a estimativa da população a ser vacinada é de 624.
Esse quantitativo corresponde a 63,78% da meta.
Considerando as faixas etárias, a vacinação no município é:
- 1 ano – 76% (114 doses);
- 2 anos – 44,30% (70 doses);
- 3 anos – 77,22% (122 doses;
- 4 anos – 58,23% (92 doses).
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, esse percentual poderia ser melhor e chegar aos 80% ou mais. Mas ainda há tempo, porque nessa reta final da campanha os esforços serão intensificados para que o município consiga alcançar a meta igual ou maior que 95% de cobertura vacinal da faixa etária alvo da campanha, definida pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
VACINAÇÃO SEGUE ATÉ 30 DE SETEMBRO
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio foi estendida até sexta-feira (30/09). As salas de vacinação em Gov. Celso Ramos funcionam na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Fazenda da Armação e na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), no Bairro Calheiros, das 7h às 19h.