São José ultrapassou a meta de imunização contra a paralisia infantil na sexta-feira (30), data em que a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite foi encerrada. Ao todo, 95,57% das crianças do município receberam a gotinha, consolidando a cidade como a única da região da Grande Florianópolis a superar o desafio lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em agosto deste ano.
Imunizar as mais de 12.506 crianças foi um intenso desafio para a gestão da Saúde Municipal de São José. O resultado positivo é reflexo de ações que o Poder Executivo desempenhou durante o mês de setembro, em que o percentual da cobertura vacinal avançou. Entre as iniciativas do município, estão a ampliação da oferta de vacina em outros locais, como Centros de Ensino Infantil (CEIs), Shoppings e ruas da cidade. Agentes Comunitários em Saúde (ACS) fizeram visitas orientando as famílias sobre a importância da vacina também.
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, comemorou a conquista e destacou o empenho dos servidores da Prefeitura. “São José hoje ultrapassou a meta imposta pelo Ministério da Saúde e isso é graças ao trabalho e empenho de cada um dos profissionais da Saúde e Educação, que em conjunto desenvolveram um trabalho incansável para alcançar o objetivo”, afirmou Orvino.
O trabalho integrado foi o diferencial para o município obter o resultado positivo durante a campanha, afirma a secretária de Saúde, Fabrícia Martins. “São José está livre da poliomielite e isso é fruto dos três pilares que temos na gestão da Saúde Municipal, o trabalho, a dedicação e o comprometimento dos nossos trabalhadores”.
Apesar da campanha ter terminado, a Secretaria de Saúde Municipal reforça que os pais vão poder levar as crianças que ainda não receberam a vacina. As imunizações ocorrem de segunda à sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O horário de atendimento das unidades é das 8h às 16h, para as unidades que fecham às 17h, e 18h para as UBSs que fecham às 19h.