Tamiris Drumond vem ganhando força nos tatames representando São José. Aos 35 anos, ela é a atual campeã brasileira e recentemente foi convocada pela Confederação Esportiva e Educacional de Karatê (CEEBK) para disputar o Campeonato Mundial de Karatê IKU 2022, que será realizado de 27 a 30 de outubro, em Veneza.
Na próxima semana, a atleta embarca rumo à Itália para disputar o Mundial. Desta vez representando o Brasil, Tamiris levará o nome de São José para o Mundo. O Prefeito Orvino Coelho de Ávila recebeu a medalhista nesta segunda-feira (17).
A atleta conquistou medalhas de ouro em todas as competições que participou, e é campeã tanto da categoria kata, que consiste em uma sequência de golpes decorados realizados com força e agilidade como no kumite, que se trata do combate, da luta em si.
“É uma honra representar o Município e poder vestir a camisa do Brasil. Treino – intensamente – diariamente pensando em poder ouvir o Hino nacional do pódio diretamente da Itália. Iniciei o karatê quando criança e acabei não o encaixando na vida adulta. Mas nunca é tarde para recomeçar. Tenho uma grande torcida e quero muito honrar essa expectativa também”, relatou Tamiris.
Investimento
“Sempre tive um olhar especial ao esporte, pois dá resultados expressivos nas vidas das pessoas, assim como a educação. É o que observamos ao ver atletas como a Tamiris, se desenvolvendo e se destacando no que fazem. Ela está levando o nome de São José para o mundo. Isso nos dá muito orgulho e principalmente nos mostra que estamos no caminho certo e que nada é gasto, e sim investimento. E continuaremos fazendo o possível por esse segmento”, pontua o prefeito Orvino Coelho de Ávila, demonstrando apoio à atleta.
Para conseguir custear a viagem e competir no Mundial, Tamiris precisava arrecadar cerca de R$ 13 mil. “Como ela não tem patrocínio e faz bolos para vender para conseguir angariar fundos mais rapidamente. Visto isso, nós ajudamos com um aditivo para a Associação Sombra de Karatê, conveniada à Fundação Municipal de Esportes e Lazer, que ela representa, para ajudar a custear a viagem”, explicou o superintendente da Fundação, Binho Goulart.
Trajetória
Além de karateca, Tamires também é nutricionista. Durante a faculdade, recebeu uma bolsa de estudos fora do país e não conseguiu mais conciliar o esporte com as outras responsabilidades da vida adulta. Por isso, por um longo período se afastou do esporte.
A atleta só retomou o esporte da adolescência, em 2020, quando estava morando na Bahia. No mesmo ano, o marido de Tamiris faleceu, e foi a partir disso que ela começou a de fato se dedicar novamente ao karatê. Ela conta que concentrava suas energias no esporte para não pensar em tudo que tinha acontecido. “Entrei de cabeça e essa dedicação gerou bons frutos. Para mim, o karatê representa superação”, afirmou.
Há um ano e meio Tamiris voltou a morar em Santa Catarina. Atualmente, ela possui um consultório em São José, onde atende como nutricionista. Porém, relata que ainda está conquistando seu espaço no ramo em SC. Também em São José, Tamiris participa de um projeto vinculado à Prefeitura, em que consegue treinar gratuitamente.