Uma década de espera foi compensada com um espetáculo que entrará para a história do município: a Noite da Dança, concurso cultural que marcou gerações e alcançou nível de representatividade estadual, está definitivamente de volta ao calendário oficial de eventos de Biguaçu.
A democratização do espaço para a revelação de novos talentos e promoção da cultura também foi garantida através da Mostra de Dança. De 10 a 12 de novembro, 750 dançarinos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos biguaçuenses, passaram pelo palco do festival e deram um show de criatividade e habilidade.
Sucesso de público nos três dias de realização, os eventos proporcionaram momentos de emoção, entretenimento e integração para a comunidade, levando mais de 2 mil espectadores ao Ginásio Nagib Salum, bairro Universitário. A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, com o apoio da Secretaria de Educação.
Noite da Dança
Com 19 unidades de ensino inscritas, 15 públicas e quatro particulares, a Noite da Dança foi dividida em duas etapas e cinco categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental séries iniciais, Ensino Fundamental séries finais e Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
E para avaliar o desempenho dos grupos que participaram da competição, seis profissionais técnicos compuseram o corpo de jurados, formado pelo professor, bailarino e especialista em Dança Contemporânea, Bruno Hermes de Jesus, pela professora e bailarina formada pela Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, Jéssica Moratelli, pela mestre em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, doutoranda em Educação e professora com experiência na área da dança, Andresa Silveira Soares, pela professora de ritmos, coreógrafa e ex-participante do concurso, Suzan Mayra de Souza, pela bailarina e professora, Marília Mattos, e pelo professor e instrutor master da Fit Dance, Mauricio Amorim.
Os avaliadores escolheram, além das três melhores coreografias de cada categoria, os bailarinos, o coreógrafo e a unidade que se destacaram nas apresentações. Confira o resultado geral do concurso:
Quinta-feira, 10 de novembro
Educação Especial
EBM Fernando B. Viegas de Amorim, campeã por WO (ausência de outras inscrições)
Educação Infantil
1º lugar – CEIM Cândido João de Aquino
2º lugar – Colégio Conhecimento
3º lugar – CEI Oficina da Criança
Bailarino destaque- Luis Arthur Gonçalves Pereira, aluno do CEIM Cândido João de Aquino
Bailarina destaque- Sofia Monti Cardoso, aluna do CEIM Dona Lili
Sexta-feira, 11 de novembro
Ensino Fundamental – séries iniciais
1º lugar – EBM Prof.ª Ruth Farias dos Reis
2º lugar – EEB Prof. José Brasilício
3º lugar – Colégio Educar
Bailarino destaque – Yago Lucas Justino Lima, aluno da EEB Prof José Brasilício
Bailarina destaque – Emanuelly Bem de Macedo, aluna do Colégio Educar
Ensino Fundamental – séries finais
1º lugar – EBM Prof. Donato Alípio de Campos
2º lugar – EEB Prof. José Brasilício
3º lugar – EEB Prof.ª Emérita Duarte Silva e Souza
Bailarino destaque – Iran Santana Lisboa Conceição, aluna da EBM Profª Eloísa Maria Prazeres
Bailarino destaque – Geovana Arl da Silva, aluno da EEB Prof José Brasilício
Ensino Médio, EJA e CEJA
1º lugar – EEB Prof.ª Emérita Duarte Silva e Souza
2º lugar – EEB Prof.ª Maria da Glória Veríssimo de Faria
3º lugar – EBM Prof. Donato Alípio de Campos
Bailarino destaque – Eduardo dos Santos Vaz, aluno da EEB Profª Emérita Duarte Silva e Souza
Bailarino destaque – Ana Lívia Régis da Rosa , aluna da EEB Profª Emérita Duarte Silva e Souza
O coreógrafo escolhido para receber o prêmio de destaque no concurso foi Akauã Andrade Espíndola Correia, representante do Colégio Educar. O título de escola destaque ficou para a EBM Prof. Donato Alípio de Campos, que também teve boas colocações em todas as categorias para as quais se inscreveu.
Mostra de Dança
Oficialmente aberta na noite de quinta-feira (10), a Mostra de Dança teve continuidade no sábado (12), com um dia inteiro de apresentações gratuitas e abertas ao público.
O quadro de atrações contou com as performances de turmas de sete escolas, estúdios e academias de dança do município, que levaram para o público 44 coreografias, nos mais variados ritmos e estilos.
A Associação Capoeira na Escola também marcou presença no evento, realizando o encerramento da programação, mostrando a diversidade das vertentes e a representatividade cultural da Capoeira.
Premiação geral dos Jogos Escolares de Biguaçu
Nem só de arte foi feita a programação do festival, que na sexta-feira (12) também teve um momento reservado para o esporte, com a premiação geral das escolas que obtiveram destaque na 31ª edição dos Jogos Escolares de Biguaçu (Jebig).
Os troféus da competição foram concedidos às unidades que conquistaram as maiores pontuações dentro das quatro categorias e das nove modalidades do torneio, realizado entre os meses de abril e novembro de 2022. Confira quais foram as grandes vitoriosas:
Categoria I (9 a 11 anos)
1º lugar – EBM Prof. Donato Alípio de Campos
2º lugar – EBM Prof.ª Eloísa Maria Prazeres
3º lugar – EEB Prof.ª Emérita Duarte Silva e Souza
Categoria II (12 a 13 anos)
1º lugar – EBM Prof. Donato Alípio de Campos
2º lugar – EBM Prof.ª Eloísa Maria Prazeres
3º lugar – Colégio Incentivo
Categoria III (14 a 15 anos)
1º lugar – EEB Prof.ª Emérita Duarte Silva e Souza
2º lugar – EBM Prof. Donato Alípio de Campos
3º lugar – EEB Prof. José Brasilício
Categoria IV (a partir de 16 anos)
1º lugar – EEB Prof.ª Emérita Duarte Silva e Souza
2º lugar – Colégio Incentivo
3º lugar – EBM Cônego Rodolfo Machado
Prestigiando e acompanhado as apresentações e premiações, junto à organização do festival, estiveram o prefeito Salmir da Silva, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, os secretários de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Oliveira, e de Educação, Prof. Dr. Oscar Silva Neto, o presidente da Câmara Municipal, Lucas Rosa Vieira, secretários, vereadores e servidores municipais.