Múltiplos são os fatores que podem levar à condição de rua: desemprego, conflitos e rompimento de vínculos familiares, inexistência de rede de apoio, violência, questões de saúde mental, uso de substâncias psicoativas, dentre outros motivos. São situações que podem afetar qualquer pessoa – até mesmo alguns de nós. Apesar de serem invisíveis para muitos, as pessoas em situação de rua são sujeitos de direitos e merecem ser tratadas com respeito e dignidade.
Para informar e sensibilizar a comunidade sobre o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, promoverá uma ação para divulgar as atividades realizadas junto ao público atendido pelo SEAS no município. O evento “SEAS na Comunidade” ocorrerá nesta quinta-feira, dia 15, das 9h30 às 15h30, na Praça Nereu Ramos, Centro.
O SEAS integra a Política de Assistência Social e atua de forma pela perspectiva da garantia de direitos, distanciando-se de políticas higienistas, criminalizadoras e assistencialistas. Consiste, de acordo com a Resolução nº 109/2009, em um “serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras”.
Em Biguaçu, o SEAS foi implementado em meados de 2015 e atualmente é composto por equipe formada por uma psicóloga e duas orientadoras sociais. O serviço funciona junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Frederico Bunn, nº 45, Centro.
Durante a ação, que será aberta a comunidade, serão prestadas informações para levar conhecimento a população sobre o que é o SEAS e no que consiste seu trabalho no município de Biguaçu.
Para mais informações e contato, o telefone é o (48) 3094-4129 ou (48) 99108-6499.