Forças russas bombardearam vilas e cidades no leste e no sul da Ucrânia nesta terça-feira (27), um dia depois que o ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que Kyev deve aceitar as exigências de Moscou para acabar com a guerra ou sofrerá uma derrota no campo de batalha.
Essas exigências incluem a Ucrânia reconhecendo a conquista de um quinto de seu território pela Rússia. Kyev, armada e apoiada pelos Estados Unidos e seus aliados da OTAN, prometeu recuperar todo o território ocupado e expulsar todos os soldados russos.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse em sua última atualização da situação na Ucrânia que os combates foram particularmente intensos em torno da estratégica cidade oriental de Bakhmut, na província de Donetsk, e Svatove, mais ao norte, na província de Luhansk. Donetsk e Luhansk, que compõem o Donbass industrial, são ambas reivindicadas, juntamente com duas regiões do sul da Ucrânia, pela Rússia.
“A Rússia continua a iniciar ataques frequentes de pequena escala nessas áreas (de Bakhmut e Svatove), embora pouco território tenha mudado de mãos”, tuitou o ministério britânico.
Repórteres da Reuters viram incêndios em um grande prédio residencial em Bakhmut, enquanto escombros se espalhavam pelas ruas e a maioria dos prédios teve suas janelas quebradas.
“Nossas propostas para a desmilitarização e desnazificação dos territórios controlados pelo regime, a eliminação de ameaças à segurança da Rússia que emanam de lá, incluindo nossas novas terras, são bem conhecidas do inimigo”, disse a agência de notícias TASS, citando o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. dizendo tarde na segunda-feira.
“O ponto é simples: cumpra-os para o seu próprio bem. Caso contrário, a questão será decidida pelo exército russo”, disse ele, reiterando a visão de Moscou de que a Ucrânia é um peão de um Ocidente empenhado em “enfraquecer ou mesmo destruir” a Rússia.
Kyiv e seus aliados ocidentais rejeitam essa postura, dizendo que a Rússia está engajada em uma brutal apropriação imperialista de terras na Ucrânia.
O Ocidente impôs sanções abrangentes a Moscou, incluindo em 5 de dezembro um limite de US$ 60 por barril, imposto pelo Grupo dos Sete, a União Européia e a Austrália para restringir a capacidade da Rússia de financiar a guerra.
O ministro das Finanças, Anton Siluanov , disse na terça-feira que o déficit orçamentário da Rússia pode ser maior do que os planejados 2% da produção nacional em 2023, já que o teto do preço do petróleo pressiona a receita de exportação, no reconhecimento mais claro até agora que o teto pode afetar as finanças.