A equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, resgatou no último domingo (15), um grupo de 10 pessoas ilhadas em uma cachoeira de Santo Amaro da Imperatriz. O local da ocorrência é conhecido como Cachoeira do Salto do Rio Vermelho, na comunidade da Vargem do Braço.
Os bombeiros militares foram acionados por volta das 20 horas. Os 10 turistas, incluindo crianças, ficaram ilhados após o fenômeno conhecido como cabeça d’água, ou seja, o aumento rápido e repentino do nível de rios e cachoeiras, devido a chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos do percurso.
A equipe do GBS resgatou inicialmente cinco das vítimas, levando-as para um local seguro. Na sequência os bombeiros realizaram uma trilha por cerca de uma hora até o local em que as outras cinco vítimas estavam.
Por conta da dificuldade do acesso, com três quedas de água no caminho, a localização das vítimas foi alcançada por volta da 0h desta segunda-feira, 16. Elas estavam na outra margem e como era necessário atravessar o rio, com forte correnteza e nível da água com dois metros acima do normal, a equipe de plantão realizou contato verbal com as vítimas e orientou que aguardassem o amanhecer para o resgate. Os bombeiros permaneceram na mata durante toda a madrugada, monitorando as condições de segurança e o estado das vítimas e ao amanhecer fizeram o resgate.
Nesta etapa foram usadas técnicas de salvamento em altura, além de resgate em águas rápidas para a garantia da segurança das vítimas, tendo em vista a complexidade e o alto risco da ação. Todas as vítimas foram resgatadas com vida, sem ferimentos e por volta das 9h desta segunda a ocorrência foi finalizada. A ação também contou com apoio de bombeiros do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São José.