O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversas medidas de proteção gratuitas para a garantia de uma vida sexual saudável e segura, sendo uma delas a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A estratégia, que consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de infecção, agora também é disponibilizada pela Secretaria de Saúde de Biguaçu, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
O esquema de medicação é recomendado para pessoas com 15 anos ou mais, sexualmente ativas, com peso corporal superior a 35 quilos e que apresentem contextos de risco aumentado para exposição ao vírus.
Antes de iniciar a profilaxia, o paciente deverá deixar clara a sua motivação e caberá ao profissional de Saúde avaliar se esse usuário está apto para receber o tratamento preventivo. Após, também são realizados consultas e exames de acompanhamento, com o primeiro retorno em 30 dias e os demais a cada três meses.
Para solicitar atendimento, é necessário entrar em contato com o CTA pelo telefone (48) 3039-8452 ou WhatsApp (48) 9168-2432.
A pessoa que decide pela adesão à PrEp, deve ingerir uma dose fixa combinada de dois antirretrovirais ao dia, ou seja, apenas um comprimido. A eficácia contra o HIV1 estará condicionada ao uso regular.
O medicamento não previne gestação, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ou hepatites virais, por isso, é indicado continuar utilizando preservativos e outras formas de prevenção nas relações sexuais.
Endereço
Centro de Testagem e Aconselhamento – anexo à Policlínica Municipal, na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, nº 114, bairro Praia João Rosa.