Bem pertinho do Parque Municipal Lagoa do Amilton, no bairro Praia João Rosa, ficará a nova sede da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi). Pás, betoneira e colher de pedreiro já trabalham na construção do prédio de 423 m² que abrigará o funcionamento da instituição. A futura sede terá dois pisos, contemplará acessibilidade e terá um espaço onde funcionará uma escola do meio ambiente.
A obra está sendo construída sem nenhum custo para a Famabi ou para a Prefeitura de Biguaçu, graças a uma ação da própria fundação realizada no decorrer de 2022. Três empresas com empreendimentos em Biguaçu deveriam fazer duas compensações ambientais e uma compensação de Estudo de Impacto de Vizinhança que, somadas, totalizavam R$ 1,2 milhão.
A Famabi propôs que as três compensações fossem juntadas em uma só ação e dessa forma as empresas custeassem a construção do novo prédio. A proposta foi aceita pelas construtoras. Elas assinaram um Termo de Compromisso e estão arcando com as despesas para erguer a nova estrutura. Assim, a obra está sendo feita com custo zero para o município.
ACORDO TRIPARTITE
O terreno onde está sendo feita a construção já era uma área institucional do município, localizado na rua Maria Cecília Sodré, bem pertinho da Lagoa do Amilton.
O secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Biguaçu, Marcondes Rodrigues Borba, que era o superintendente da Famabi na época da assinatura do Termo de Compromisso com as três empresas, ressalta que “a obra é fruto de um acordo tripartite, cumprimento de um TAC datado de 2013, Estudo do Impacto Vizinhança de um empreendimento na região e de uma Compensação Ambiental oriunda de um EIA/RIMA, este feito dentro das atribuições precípuas da fundação. Provando que boas ações administrativas trazem resultados efetivos, já que a obra possui investimento direto zero por parte do executivo municipal e da própria fundação.”
O atual superintendente da Famabi, Sandro Marcos Coutinho, disse que “o novo espaço contará com uma ampla sala de aula, que será utilizada para promoção de palestras e aulas, bem como para os projetos de educação ambiental destinados à crianças e adolescentes do nosso município, conscientizando-os sobre a importância de preservação e promoção de um meio ambiente saudável e, principalmente, os benefícios que um ecossistema protegido traz para a cidade”.
O prazo de conclusão da obra é de 10 meses, mas a construtora que está executando o serviço pretende entregar o prédio antes disso.