Diante do cenário epidemiológico alarmante da dengue em Biguaçu, bem como, no país, a Secretaria Municipal de Saúde notou a necessidade de reorganizar os serviços, de modo a atender a situação de emergência relacionada à circulação do vírus.
Pensando em estratégias oportunas e adequadas, visando à integralidade das ações, a prevenção e o controle da doença, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, passa a ser, a partir desta segunda-feira, 27 de março, referência em atendimento aos casos.
Na unidade, situada na Rua São José, nº 180, serão oferecidos: acolhimento, consulta médica para pacientes sintomáticos, que apresentem febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e olhos, náusea, vômito e manchas vermelhas na pele, exame de Dengue, acompanhamento e encaminhamentos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
Além da UBS referência, que tem como objetivo reduzir a sobrecarga dos demais serviços de Saúde do município, os usuários podem continuar buscando atendimento nas unidades de suas regiões, no período da manhã, por demanda espontânea. Caso seja solicitado o exame de Dengue, o paciente deve se dirigir ao bairro Centro, onde está localizada a sala de coleta.
Já as pessoas que procurarem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, passaram por triagem, em que será definida a necessidade de permanência ou encaminhamento, conforme quadro clínico, alterações de sinais vitais e exame físico.
No decorrer dos próximos dias, o fluxo será reavaliado e, se necessário, haverá novas alterações, visando a melhoria do serviço prestado aos usuários.