Na tarde desta terça-feira (28), os consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE-SC), Carlos Alberto Karam e Everton Avi, estiveram na Prefeitura de Governador Celso Ramos para fazer uma apresentação do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa auxilia, por meio soluções e ações, o gestor público a promover a transformação socioeconômica do município por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento com foco no empreendedorismo.
Participaram da reunião o chefe de Gabinete, William Wollinger Brenuvida, e o assessor de Gabinete, Jair de Oliveira Junior, como representantes do prefeito Marcos Henrique da Silva, o secretário adjunto de Administração, Rafael Vando Costa, o secretário de Agricultura e Pecuária, Abraão Osni Veríssimo, e o diretor de Apoio da Atividade Pesqueira da Secretaria de Pesca e Maricultura, Natanael Dalmonir dos Santos.
Os consultores do SEBRAE-SC explicaram como funciona a iniciativa. Mostraram casos de sucesso em municípios catarinenses, resultados positivos para a gestão pública, como a desburocratização, e exemplos de como as soluções poderiam alavancar o empreendedorismo e o ambiente de negócios local.
“O SEBRAE apresentou para nossa gestão muitas ferramentas importantes para desenvolver com qualidade e sustentabilidade o município. Governador Celso Ramos entrou numa fase em que o sentido de empreender é também saber realizar em conjunto, no coletivo. Assim, todos ganhamos como sociedade. Esperamos que as ferramentas nos ajudem a desenvolver mais os setores de produção pesqueira, da agricultura, do turismo, e facilitar ainda mais o atendimento ao cidadão”, destaca William Wollinger Brenuvida.
A Administração Municipal se comprometeu a analisar as soluções e formalizar uma proposta de adesão ao programa, para o ciclo 2023/2024, que melhor se adeque à realidade do município.
A ideia é que, uma vez inserido no Programa Cidade Empreendedora, Governador Celso Ramos tenha mais uma ferramenta para fomentar o empreendedorismo local e alavancar os negócios em setores como turismo, pesca e maricultura e agricultura e pecuária, o que poderá trazer resultados como a melhoria da qualidade de vida da população, o incremento de renda das famílias e gerar mais recursos circulando na economia do município.