A semana será de trabalho intenso para a equipe responsável pelo Place Branding, projeto que, através de estratégias de fortalecimento da identidade, desenvolvimento de potencialidades e atração de investimentos, visa conceber a marca “Cidade de Biguaçu”.
A primeira etapa da metodologia começou nessa segunda-feira (24) e deve se estender até a quinta-feira (27), com visitas guiadas a pontos estratégicos para os setores turístico e econômico do município. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, em parceria com o Sebrae Santa Catarina.
Durante o chamado processo de imersão e aquecimento, o grupo de profissionais, formado por jornalistas, especialistas em branding e design gráfico imergem no território, acompanhados por especialistas nos atrativos, a fim de conhecer a realidade local, identificando também as percepções das pessoas que vivem o dia a dia da cidade.
Segundo a responsável pelo projeto, Gisella Simões, “esta é uma etapa fundamental, pois, a partir daqui, conseguimos compreender e idealizar o posicionamento de Biguaçu, ou seja, como queremos ser vistos, percebidos e lembrados. Pelo que já pudemos avaliar, o município certamente tem muito a oferecer. E a ideia é justamente essa, coletarmos impressões, de diversos segmentos e faixas geracionais para entender como podemos nos diferenciar”, completou Gisella.
A historiadora e doutora em Antropologia, Ana Lúcia Coutinho, que guiou a equipe por pontos turísticos, históricos e de relevância cultural e econômica para o município, também falou sobre a importância do Place Branding. “Acredito muito neste projeto, por isso, estou aqui, de forma voluntária, compartilhando um pouco dos meus conhecimentos, para que os profissionais tenham os subsídios para a elaboração de uma marca forte e empreendedora. Biguaçu, por si só, tem muitos atributos, mas estes precisam ser valorizados e melhor explorados para se desenvolverem e, com esse trabalho, essas mudanças, tão necessárias, com certeza serão viabilizadas”.
Também no dia 27, será promovido o Workshop Mapa de Valor, para discussão do Place Branding de Biguaçu. Estão convidados para participar do evento, programado para o horário das 19h às 21h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (antiga Univali), no bairro Rio Caveiras, os representantes da sociedade civil organizada, iniciativa privada, de instituições de ensino e do poder público.
No decorrer dos próximos três meses, outras atividades e ações também serão realizadas para que, com a colaboração e coparticipação de todos os setores que interagem com município, possam ser identificados novos eixos a serem trabalhados, a fim de alcançar diferentes públicos e, com estratégias de curto, médio e longo prazo, difundir a marca efetivamente.