Na quarta-feira (14), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal da Grande Florianópolis, em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal de Palhoça, prendeu em flagrante uma mulher pelo crime de maus-tratos qualificado contra cão em Palhoça.
Após receber registro de ocorrência noticiando precárias condições a que estavam submetidos os cães domésticos, sendo dois machos, um deles com machucados aparentes e sem tratamento, além de uma fêmea, esta no cio e sem castração, todos confinados em parte externa da residência, as equipes efetuaram diligência no local, com a devida notificação à responsável para adoção das providências necessárias.
Entretanto, ao retornarem ao imóvel, constataram que o cão macho lesionado ainda não havia recebido qualquer atendimento veterinário, apresentando lesões críticas e infeccionadas, além de chorar e gritar de dor na presença dos agentes, que acolheram o animal e encaminharam a autora à autoridade policial.
O cão foi resgatado pela Diretoria de Bem-Estar Animal de Palhoça, receberá atendimento médico veterinário e, posteriormente, será encaminhado para guarda responsável. Formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial, a presa permaneceu à disposição do Poder Judiciário.