Visor Notícias – A região da Foz do Rio Itajaí voltou a ser palco de discussões importantes que impactam diretamente o Litoral Norte de Santa Catarina. Em pauta, durante a reunião realizada na última quinta-feira (3), foram tratados assuntos como o Corredor Litorâneo, uma ambiciosa rodovia paralela à BR-101, e o Promobis, proposta voltada ao transporte coletivo integrado da região.
O encontro, sediado pela Amfri (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), contou com a presença de prefeitos dos 11 municípios, deputados estaduais e representantes do setor empresarial.
Além das pautas, um dos destaques da reunião foi a constituição de um conselho gestor. Esse grupo, sob coordenação de Gabriela Kelm, presidente da ACII (Associação Empresarial de Itajaí), tem como objetivo realizar encontros mensais para tratar de temas fundamentais para a região, como mobilidade, saúde, segurança, turismo e emprego.
Neste primeiro encontro, o conselho teve a participação dos prefeitos de Bombinhas e presidente da Amfri, Paulo Henrique Dalago Muller; de Navegantes, Liba Fronza; de Balneário Piçarras, Tiago Baltt; de Porto Belo, Joel Lucinda; de Penha, Aquiles da Costa; a deputada estadual Ana Paula da Silva; representantes dos demais prefeitos e empresários de todos os municípios da região.
E sobre a rodovia paralela, a discussão envolve a proposta que contempla um extenso trecho de 90 km, distribuído em seis faixas – três para cada direção – que ligará Joinville a Biguaçu.
O projeto inclui ainda 41 km de vias marginais, além de 9 viadutos, 6 pontes e 11 obras de contenção de encostas. A ideia é que a nova rodovia estadual se inicie em Joinville e, em direção ao Sul, estenda-se até o contorno viário da Grande Florianópolis, em Biguaçu. O investimento seria de aproximadamente R$ 6 bilhões.
O objetivo é que a futura rodovia estadual, que será alternativa à BR-101 Norte – principalmente na região de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Itapema, onde além do fluxo normal circulam caminhões contêineres, desafogue o tráfego intenso da BR-101.
Fonte: ND+