A megaoperação das forças de segurança contra um grupo apontado por ser responsável por crimes de tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos cumpriu 101 mandados de busca e apreensão, além de prender 70 pessoas, informou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Um dos mandados foi cumprido em Biguaçu.
O objetivo da ‘Sodalitas Finis’, deflagada na terça-feira (22), segundo o MPSC, foi desarticular “uma das maiores organizações criminosas do estado” em Xaxim, no Oeste catarinense, e em vários municípios próximos de Santa Catarina.
Também foram apreendidos R$ 612 mil em dinheiro, além de três armas, 107 munições/cartuchos, 98 celulares, mídias eletrônicas e documentos. Equipes encaminharam à perícia 3,4 quilos de cocaína, maconha e crack.
De acordo com o MPSC, no decorrer da investigação, foram apreendidos outros 102 quilos de drogas, uma pistola e uma submetralhadora – além da identificação de crimes de roubo, homicídio, sequestro, cárcere e incêndio. A investigação tramita em sigilo.
As ordens judiciais foram cumpridas com a ajuda de 470 integrantes de órgãos de Segurança Pública catarinenses.
Cidades onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão:
Xaxim
Chapecó
Xanxerê
Águas de Chapecó
Campos Novos
Catanduvas
Coronel Freitas
Formosa do Sul
Joaçaba
Caçador
Barra Velha
Biguaçu
Blumenau
Itajaí
Balneário Camboriú
Balneário Piçarras
Lages
Ponte Alta
Penha
Tubarão
Venâncio Aires (RS)
Lajeado (RS)