O município de Governador Celso Ramos vem ganhando importância no cenário nacional e internacional por suas belezas naturais e por seu potencial como destino turístico. E a noite de segunda-feira (28) foi uma celebração a esse reconhecimento.
No auditório do Águas de Palmas Resort e Hotel aconteceu a solenidade de entrega oficial do certificado do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, que certifica que o município integra o Mapa do Turismo Brasileiro.
O prefeito Marcos Henrique da Silva destacou a importância dessa certificação. “Turismo é cultura e é renda. O Turismo move a economia, garante empregos e dá visibilidade para a cidade. Hoje, com essa certificação nacional nós damos um passo a mais. Tenho certeza que teremos uma temporada de verão mais forte em razão dessas certificações”.
Governador Celso Ramos está inserido na região Turística “Grande Florianópolis”, também composta por mais 16 municípios dessa região metropolitana. O município entrou na categoria C, na qual estão municípios que possuem um mercado turístico mais consolidado. A posição é importante porque facilita ao município receber apoio e recursos do MTur, e pode impulsionar ainda mais a economia local.
Outro documento que o município recebeu foi a certificação de que o Ministério do Turismo e a Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais, reconhecem o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) como entidade registrada no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dois certificados são válidos até 16 de agosto de 2024.
Mapa do Turismo
O Mapa do Turismo é uma ferramenta do Governo Federal que reúne informações dos municípios com vocação turística. Ao entrar nesse sistema, a cidade passa a integrar a lista de destinos brasileiros e catarinenses que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. O município também fica apto a receber uma série de benefícios federais para estruturação de políticas públicas e fomento ao setor.
Para ser incluído no Mapa, o município precisou cumprir uma série de requisitos, como ter um órgão municipal de turismo, orçamento municipal voltado para o fomento do turismo, ter o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) formalizado e ativo, ter empreendimentos registrados no Cadastur, entre outros.
O evento contou com presenças como o prefeito Marcos Henrique da Silva, o vice-prefeito Aldir Dourival Rosa, o presidente da Câmara de Vereadores de Governador Celso Ramos, Pedro Augusto da Cunha, o secretário de Turismo e Eventos, Valmor Antonio Kair Filho, a consultora de Turismo da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), Audrey Rembowski, a analista Projetos e Programas Institucionais na Senac Santa Catarina, Carla Lopes, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e convidados.