Em busca de mais qualidade de vida para os focinhos, com a redução no número de animais em situação de rua e coibição das práticas de abandono e maus tratos, o Município de Biguaçu acaba de celebrar mais uma importante parceria.
Por meio de convênio, o Departamento de Bem-Estar Animal (Dibea) Municipal se uniu à Faculdade Anhanguera para oferecer castração e microchipagem gratuitas para os cães e gatos do município. A ação não interfere no serviço de castração já disponibilizado pela Prefeitura. O Termo de Cooperação Técnica entre as partes foi assinado pelo prefeito Salmir da Silva na terça-feira (5).
As cirurgias serão realizadas no Hospital Veterinário da instituição de ensino superior, localizado no bairro Picadas do Sul, em São José, através do curso de Medicina Veterinária. O número de operações mensais acordado é de 150.
Os tutores interessados poderão fazer cadastro no Dibea, anexo ao Cecab, na Rua São José, nº 288, no bairro Centro, a partir da próxima segunda-feira, 11 de setembro. O horário de atendimento é das 7h às 16h.
Para passar pelos procedimentos, os animais devem estar com o ciclo vacinal em dia. Vale lembrar que as doses e aplicação dos imunizantes são disponibilizadas gratuitamente no próprio Departamento de Bem-Estar Animal.
Além de estarem devidamente vacinados, antes de serem operados, os pets serão submetidos a exames clínicos, sem custos para os guardiões, oferecidos a partir do credenciamento de clínicas veterinárias do município.
A convocação para as cirurgias será feita por ordem de inscrição. Se identificada a necessidade, como em casos de abandono, o transporte dos cães e gatos até o local onde ocorrerão a castração e a implantação do microchip e o apoio nos cuidados e custos pós-operatórios serão assegurados pela Administração Pública Municipal, sob responsabilidade do Dibea, órgão vinculado à Secretaria de Saúde e à Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi).
Além do prefeito Salmir, participaram do ato de celebração do convênio o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, o superintendente da Famabi, Thiago Martins Coelho, e o superintendente do Dibea, Otávio de Souza, assim como a diretora da Faculdade Anhanguera, Profª Msc. Fernanda Jandira, e outros representantes da instituição envolvidos no projeto.